6 de março de 2013

Rua de Artesania: Parque Municipal em BH


Parque Municipal Américo Renné Giannetti
28 de fevereiro a 3 de março (quinta a domingo)


E a Rua de Artesania "pousou" no Parque Municipal. Com o mote do elemento "Ar", inciamos o processo criativo na quinta-feira de manhã, na Praça do Sol. Depois de comer deliciosos jambos, fizemos aquecimento corporal, alongamento, acrobacias e malabares. Pessoas que estavam passando pelo parque aproveitaram para experimentar os equipamentos: uma senhora experimentou o bambolê, uma criança brincou com as bolinhas e vários olhares curiosos acompanharam nossas atividades...

De tarde, encontro reflexivo com Amélia Giovanetti, assistente social, doutora em educação e ex-professora da UFMG. Num clima descontraído, falamos sobre educação, escola, arte, afeto e relações. Mostrando fotos e frases poéticas, Amélia  falou sobre a importância das relações afetivas no ambiente escolar, algo que independe de políticas públicas. Citou Paulo Freire e outros pensadores, gerando reflexões bastante elucidativos para nós, artistas e pessoas que se relacionam com o mundo da escola. Vimos que a arte pode contribuir para relações mais prazerosas, criativas, humanas e libertárias entre estudantes, professores e diretores. 



Na sexta, montamos nosso picadeiro no auditório do orquidário, por causa do risco de chuva. Ficou bonito e deu para treinar bastante!



Também recebemos visita das equipes de comunicação da Prefeitura Municipal de BH e da Fundação de Parques e ainda fizemos experimentações cênicas na Praça do Sol.



De tarde, Poliana Reis orientou uma roda de conversa sobre o tema "Cultura e Ator Social". Poliana Reis é artista colaboradora do Teatro Terceira Margem e estudante de Ciências Sociais. Com generosidade e dedicação, ela compartilhou seus estudos sobre cultura, ética e transformação social. Fez referência a textos dos sociólogos Weber, Durkheim e Marx e teólogo Leonardo Boff. A conversa começou ao pé da árvore e, com garoa, foi transferida para o coreto do parque.



No sábado, fizemos um ensaio aberto, com música e improvisos, na Praça do Sol.



De tarde, atuamos na Praça do Trenzinho.





No domingo, apresentamos de manhã e à tarde para uma média de 300 pessoas. 
(A fotógrafa Bianca Aunn tirou fotos nesse dia. Aguardem a publicação, em breve!) 
O público participou com aplausos, olhares de atenção, risos e contribuições com o tradicional chapéu do artista de rua. Várias pessoas comentaram que a ação é importante e deve ser mantida. É isso aí, viva a arte pública! Viva a natureza viva!

Esta ação contou com a participação das equipes do Circo Olímpico, do Teatro Terceira Margem, das artistas Thais Oliveira e Laís de Oliveira e darte terapeuta Heloisa Dirce, além da Amélia Giovanetti como convidada. O projeto está sendo promovido pelo Teatro Terceira Margem com recursos do edital Microprojetos do Rio São Francisco e apoio da Fundação de Parques Municipais de BH.

Algumas repercussões:



2 comentários:

  1. Juliane Bellico18/3/13

    Como faço para participar da Rua de Artesania em BH e quando teremos outros encontros?
    Juliane

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliane,

    Estaremos nesta semana no Parque Burle Marx, no bairro Barreiro.
    Acesse nossa agenda no link: http://www.idearioarte.blogspot.com.br/p/agenda.html

    Abraço,
    Júnia Bessa

    ResponderExcluir