18 de abril de 2011

Caravana de Artesania em João Monlevade (1.º ano)




O Ponto de Cultura Caravana de Artesania esteve em João Monlevade de 6 a 17 de abril. Foram muitos encontros, trocas e transformações...

  
Contamos com a generosa e ativa participação dos artistas da cidade: Marcos Câmara, Alesandra Alves, Nataniel Flávio, Pâmela Fontoura, Maria Venâncio, Silvânia Helena, prof. Charles Aguiar e integrantes da Fanfarra de João Monlevade, Ana Maria de Souza e Júlia Alvarenga. Também recebemos a visita de artistas convidados de BH/região metropolitana: Marielle Brasil, atriz do Grupo Maria Cutia, arte terapeuta Heloisa Dirce e Fanfalhaça, uma fanfarra de Palhaços e palhaças.


A Intervenção cênica urbana Rua de Artesania ganhou outros toques e cores, sendo artesanalmente construída e reconstruída a partir do diálogo as situaçõe, locais e repertórios dos artistas participantes. Desta vez, reuniu histórias, máscaras, brincadeiras e músicas da cultura popular. Encontramos pelas manhãs na Praça do Povo e de lá saímos para “correr mundo”. Estivemos na feira de domingo, marcando presença com barraca, intervenções, mala e cuia. Circulamos em praças, ruas, pontos de ônibus... até fila de espera em posto de saúde!

 

Fomos no bairro Alvorada, no Centro de convivência de saúde mental Sézamo, onde encontramos pessoas maravilhosas que se encantaram com a Caravana. Uma delas brincou que queria"fugir com o circo", mas foi "impedida" pelos demais porque era muito querida ali. Outra pessoa (Luciana) foi convidada para contar piadas durante a Roda de Palhaços, acolhendo o público presente - o que aliás foi uma ótima experiência!


Na área de Arte Educação, tivemos um belo encontro no Sindicato onde pessoas de diversas profissões trocaram suas visões e epxeriências em arte educação. Assim, ficamos sabendo que João Monlevade tem um alto índice de qualidade na educação, um vereador presente se dispôs a contribuir com as lutas de arte-educação e cultura, outra pessoa de dispôs a reunir e divulgar dados culturais sobre a cidade. Realizamos também a intervenção Rua de Artesania na Fundação Municipal Crê-Ser e no Centro Municipal de Educação Infantil Imaculada Conceição, a convite da arte educadora Alesandra Alves. As crianças da Fundação gostaram tanto que já repassaram as brincadeiras e músicas para outras pessoas! 
  
Aqui, as crianças do CEMEI apreciam a apresentação.
Moradores chegam na janela para ver a apresentação.

Também estivemos na APAS-Mon, encontrando com surdos e pessoas da APAE. Ali pudemos ampliar a experiência artística, buscando novas formas de encontro e diálogo com os participantes/expectadores. Um belo encontro!



   

A Rede Comunitária de Cultura foi integrando pessoas e experiências diversas da Caravana. Assim, tivemos um encontro com o prof. Charles Aguiar e sua turma de Fanfarra, contando com a participação da Fanfalhaça de BH. Aprendemos novas músicas e toques, divertindo o público presente.

  

Visitamos um circo que estava na cidade e estivemos na cidade de Bela Vista, encontrando com a arte educadora Lúcia que se comprometeu a apoiar ações da Caravana nesta cidade, no próximo ano.



E finalmente, fizemos o encontro Roda de Palhaços, onde criamos e experimentamos cenas de palhaço. No sexta de noite, tivemos a visita inesperada de crianças e adultos que vieram para assistir a apresentação (marcada para domingo). Sorte que as palhaças deram o ar da graça durante o encontro reflexivo (estendendo um pouco mais sua participação, hehe) e tudo ficou bem divertido.

No domingo, a apresentação reuniu pessoas de todas as idades.



A animação foi tanta que ao final fizemos uma roda grandona, com todo mundo cantando e dançando. E no finalzinho do final, ainda teve uma contação de histórias! 
É, foi bom mesmo, ninguém queria ir embora...

E essa foi a nossa história, que "subiu pelo perna do pato e 
desceu pelo pé do pinto, quem gostou conte até cinco!"




Até a próxima!
 Artistas participantes: 
Alesandra Alves, MarcosCâmara, Nataniel Flávio, Pâmela Fontoura, Heloisa Dirce, Maria Venâncio, Silvânia Helena, prof. Charles Aguiar e integrantes da Fanfarra de João Monlevade, Fanfalhaça, Marielle Brasil, Ana Maria de Souza e Júlia Alvarenga.

Público abrangido: Mais de 1.800 pessoas, de todas as idades e realidades sociais.

Para ver o álbum de fotos completo, acesse aqui.