28 de julho de 2015

Artesania Nômade: ações em julho


Em julho, o projeto Artesania Nômade, promoveu oficinas, apresentações e encontros nas cidades de Abaeté e Bom Despacho. Aprecie as fotos e o relato desses acontecimentos!


#Abaeté

Dia 11 de julho - Sábado
Neste dia, aconteceu na Praça da Prefeitura apresentação do espetáculo "E o palhaço, o que é?" do Grupo Off-Sina (RJ).






Após a apresentação, houve uma roda de conversa com a Cia do Riso, o Grupo Off-Sina, o Teatro Terceira Margem e convidados.



#Bom Despacho


O mês de julho/2015 foi muito especial! Foram ações de arte, oficinas, montagens de cenas, espetáculos! Tudo isto aconteceu em Bom Despacho, MG, de 12 a 28. Acompanhe os detalhes destes 17 dias de vivências de arte na cidade.



Dia 12 de julho - Domingo
No dia 12, houve a apresentação do espetáculo "E o palhaço, o que é?" do Grupo Off-Sina (RJ), na Praça da Matriz.

Richard Riguetti e Lilian Moraes, o casal de palhaços Café Pequeno e Currupita, vieram do Rio de Janeiro (Grupo Off-Sina) e realizaram a apresentação do espetáculo "E o Palhaço, o que é?". Um espetáculo com músicas, poesias, reprises, improvisos e interações com o público, desenvolvendo o conceito-prática da "dramaturgia do palhaço brasileiro".


Embalados pelo poema "Para quem não sabe" de Morgana Massetti, os palhaços iniciaram o espetáculo.


A apresentação aconteceu pela manhã, no espaço "Mineirão"
na Praça da Matriz, logo após a missa dominical





Apresentam os números do Maestro e o Guarda, Palhaço Apaixonado, 
O Cinegrafista, Os Banquinhos e As Lavadeiras. 





No final, uma singela homenagem ao grande palhaço Arrelia.
Depois da peça, houve uma roda de conversa com o Construindo Alegria, Grupo Off-Sina, Tearo Terceira Margem e convidados.

Já na parte da tarde, aconteceu a 9.ª Reunião dos articuladores culturais do centro-oeste mineiro. Richard Riguetti e Lilian Moraes, do Grupo Off-Sina, também participaram da roda de conversa e compartilharam suas experiências e direcionamentos para criar uma associação. 


Estiveram neste encontro: Cristiano Pena e Júnia Bessa (Teatro Terceira Margem), Richard Riguetti e Lilian Moraes (Off-Sina - RJ), Leandro Macedo (Construindo Alegria - Bom Despacho), Hudson Resende (Cia. do Riso - Abaeté), Flávia Fernanda (QG da Alegria - Quartel Geral), Deth da Gráfica (Sorriso Feliz - Martinho Campos), Mara Barroso (Sapere Arte - Dores do Indaiá) e Ana Lúcia Lopes (Sapere Aude e Colherada Mineira). 

Na pauta: reflexão sobre as ações em Bom Despacho, a organização para as atividades de agosto em Quartel Geral e os diálogos para a criação da Associação Bela Cena.


Dias 13, 15 e 17 de julho - Segunda, Quarta e Sexta-Feira
A Oficina de Sensibilização, orientada por Cristiano Pena, dialogou com jovens e adultos da Comunidade São Vicente.








Com o foco na contação de histórias, foram escolhidos e estudados alguns contos de ensinamento.







Todos os espaços do local cedidos para as oficinas foram aproveitados, internos e externos. 


Ao final de cada encontro, sempre acontece uma roda de conversa reflexiva sobre as atividades.


Na primeira delas, a Secretária de Cultura de Bom Despacho, Tânia Maria Teixeira Nakamura, esteve presente e afirmou que "o projeto Artesania Nômade tem feito em Bom Despacho um belíssimo trabalho, de levar para a rua essas manifestações culturais tão importantes para a população e socializar a arte para que todos tenham acesso. A arte é o que alimenta o nosso cotidiano e me sinto muito feliz em fazer parte deste projeto," acrescentou a Secretária de Cultura,  


Dias 18 e 19 de julho - Sábado e Domingo
No fim de semana, a Comunidade São Vicente recebeu em suas ruas intervenções artísticas com a Fanfalhaça, o Circo Aloma, a Cia. Salto, o Construindo Alegria e convidados.


Primeiro, foi feita um aquecimento com orientação de Leandro Macedo do Construindo Alegria. Após ouvir trechos do livro "O que é ser Palhaço", os participantes compartilharam suas visões sobre a arte cômica a partir da provocação de compeltara a frase "Ser Palhaço é..." Algumas respostas: "ser livre de todas as amarras", "bricar com a pureza da criança e a maturidade do adulto", "revelar quem você é sem medo", "um encontro comigo mesma, onde eu posso ser plena, verdadeira, sem medos e sem vergonha. um encontro que se resume na alegria de existir, uma existência leve e feliz."





Cortejo pelo bairro São Vicente




As participantes das oficinas de sensibilização concluíram com uma apresentação da arte de contar histórias.





Após as apresentações, público e participantes se uniram para ver o filme "EntreCenas", que conta um pouco da história dos grupos surgidos através do programa BioFlorestas em Cena promovido pela empresa ArcelorMittal BioFlorestas.


No domingo, foi realizada um coretjo e uma apresentação no espaço entorno da igreja N. S. do Rosário, após a missa das crianças. Música, cenas e interações com a Fanfalhaça, a Cia O Salto, o Construindo Alegria e convidados ficaram parte desta manhã de domingo.

Dias 22 a 28 de julho
Neste período foi realizada a oficina-montagem, com o foco na criação de cenas. A oficina contou com a participação de integrantes do grupo de estudos Construindo Alegria e convidados, acontecendo na Escola Martinho Fidélis.


Durante a oficina, que teve a orientação de Cristiano Pena (Teatro Terceira Margem), foi possível: aprofundar os princípios da arte cênica, assistir cenas de palhaços que são referências para o mundo cômico, refletir sobre a realidade do grupo e ainda elaborar cenas palhacescas.



O trabalho corporal amplia o corpo do ator, dilata suas sensações, cria formas e linhas que ocupam todo o espaço cênico e levam esse estado de presença viva até o espectador.





As cenas criadas foram experimentadas no sábado, em diálogo com os públicos da feirinha da Praça da Estação e da rodoviária.











De tarde, Cristiano Pena acompanhou Leandro Macedo no "Sarau Cultural" promovido pelo Coletivo inPulso de Bom Despacho. O encontro aconteceu na biquinha e foi uma oportunidade dos jovens entrarem em contato com a arte cômica. 




Leandro (Palhaço Bigode) apresentou uma cena inspirada em uma música da Edith Piaf. 








Dias 27 e 28 de julho - Segunda e Terça-feira - Biblioteca Municipal
Estes dois dias foram destinadas ao estudo da história do teatro. A diretora teatral Cristina Tolentino (BH) contou sobre a origem do teatro, passando pelo teatro grego, medieval, renascentista, romântico... até chegar ao teatro realista/naturalista e contemporâneo.




Os participantes ficaram conhecendo um pouco mais sobre grandes mestres do teatro, como Stanislavski, Meyerhold, Grotowski, Artuad, Eugenio Barba e outros.




Um momento leve aconteceu ao final da primeira palestra, quando a filha de uma das participantes, de apenas 6 anos, leu uma história para os presentes.




Exposição Fotográfica Itinerante 

Nos dias 11 e 12 de julho, aconteceram duas mostras da Exposição Fotográfica "Artesania Nômade", em Bom Despacho (Praça da Matriz).


A exposição reuniu registros realizados por amantes da fotografia que acompanharam, através de seus olhares fotográficos, algumas ações do Teatro Terceira Margem e dos grupos de estudos de Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Quartel Geral.



A mostra possui 100 fotos e foram realizadas durante os anos de 2011, 2012, 2013 e 2014. 



Em cores, preto e branco, ângulos, focos e planos distintos, os registros foram realizados por 14 pessoas, entre elas profissionais da fotografia e aqueles que têm a fotografia como momento de divertimento, mas todos possuem a possibilidade de fotografar como uma maneira de mostrar o seu olhar e exibir o belo de cada momento.


Realização da Exposição Itinerante: Teatro Terceira Margem
Curadoria: Colherada Mineira - Ana Lúcia Lopes
Cidades: Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Quartel Geral.
Registros: Ana Lúcia Lopes (Dores do Indaiá), Amanda Costa (Martinho Campos), Deth da Gráfica (Martinho Campos), Fernanda Melo (Bom Despacho), Flávia Fernanda (Quartel Geral),  Flávio Machado (Abaeté), Mara Barroso (Dores do Indaiá), Matheus Libânio (Dores do Indaiá), Paulo César (Bom Despacho), QG da Alegria (Quartel Geral), Sueli Santos (Dores do Indaiá), Talisson Santgom (Dores do Indaiá), Tatiany Fiúza (Bom Despacho) e Wille Prates (Bom Despacho).


Texto deste relato: Ana Lúcia Lopes e Júnia Bessa
Fotos: Colherada Mineira (Ana Lúcia Lopes e Sueli Santos), Paulo César (Bom Despacho), Mara Barroso, Deth da Gráfica, Victor Odilon, Coletivo inPulso, Teatro Terceira Margem e colaboradores.

- xxx - 

Balanço
Cidades beneficiadas: Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Quartel Geral
Número de oficinas: 2 oficinas, 1 encontro teórico, 2 rodas de conversa, 1 reunião coletiva de produção e 1 assessoria a projeto local, 1 exposição fotográfica e 1 exibição de vídeo
Número de apresentações: 6 apresentações
Número de pessoas: 56 participantes e 1.030 espectadores

Ação em diálogo com o Projeto Artesania Nômade - Ano I 
CA 0050/001/2012