26 de agosto de 2018

Caravana de Artesania em Abadia - agosto


De 11 a 14 de agosto, a Caravana de Artesania contribuiu com a tradicional festa de Abadia, distrito de Carbonita, MG, oferecendo oficinas e apresentações gratuitas aos moradores e visitantes. A equipe desta viagem foi composta por Cristiano Pena, Cícero Silva, Markus Câmara (Belo Horizonte), as gêmeas Thais Oliveira e Laís Oliveira (Cia Gêmea, Confins - MG) e as gêmeas Damiana Campos e Diana Campos (Instituo Rosa e Sertão, Chapada Gaúcha - MG). 

Aprecie as fotos do Markus Câmara e o texto de Paulo Sidney, produtor local do projeto:


O dia 11/09 foi marcado com a chegada dos artistas no distrito, que sem perder tempo realizaram uma reunião interna para definir a programação da semana. 



No dia 12/09 de manhã, aconteceu um encontro com a comunidade na Praça de N. S. de Abadia. Brincadeiras com malabares, rodas, cantigas e versos, além de muita interação com o público composto por crianças, jovens e adultos. 




Após o almoço, aconteceu a Tarde Cultural.  O espaço em frente ao santuário de N. S. da Abadia recebeu um toque especial para a apresentação. Assim que se encerrou a missa, os artistas já estavam a postos para receber o público. (Agradeço a Deus e ao ilustre Cristiano Pena por me dar a oportunidade de fazer a minha primeira apresentação!) Recebemos um público de aproximadamente 76 pessoas, de todas as idades. 
O espetáculo iniciou-se com uma cena coletiva, reunindo todos os artistas da Caravana de Artesania. 


 Logo em seguida, começaram os números: as palhaças Figurinha e Maisena da Cia Gêmea...



Os palhaços Xique-Xique e Krespo...





palhaço Titetê...




E as gêmeas Daiana e Diana, do Instituto Rosa e Sertão. 


A nossa Tarde Cultural chegou ao seu final com a apresentação do Grupo Versos & Viola, criado em Abadia na Casinha de Cultura “Cabana de Sapé”. 



A plateia se envolveu no espetáculo! Tanto que a garotinha Vanessa Sousa, perguntada sobre o que desejava que houvesse no distrito, disse o seguinte: “mais palhaços!”.  A Secretária de Cultura de Carbonita, Helena Morais e sua equipe prestigiaram o nosso espetáculo. 




O dia 13/09 foi marcado com uma roda de conversa na Escola Municipal de Abadia com as gêmeas Daiana e Diana, sobre Turismo de Base Comunitária. Infelizmente, não contamos com uma grande participação dos moradores do distrito, pois muitos estavam envolvidos na  preparação do 45º Jubileu de N.S.A. Porém, recebemos pessoas que desenvolvem papéis importantes na comunidade. 



Trocamos informações e experiências sobre os pontos em comum de Abadia e o grande sertão da Chapada Gaúcha, onde atuam a Daiana e Diana através do Instituto Rosa e Sertão. Ali, percebemos o potencial do nosso pequeno distrito para se tornar um lugar turístico.



Neste mesmo dia, aconteceu também uma oficina com as gêmeas Thais e Laís que ensinaram a fazer bolinhas de malabares. As crianças ficaram encantadas em preparar suas próprias bolinhas e logo em seguida foram para a prática do malabarismo. Observamos a felicidade de vários garotinhos do nosso distrito e região em aprender algo novo. Tivemos também danças de rodas com as gêmeas Daiana e Diana e o palhaço Titetê.




No último dia de oficina, 14/09, fizemos um cortejo pelas ruas do distrito pela parte da manhã. As crianças foram caracterizadas com pinturas faciais feitas por Thais e Cristiano Pena. 





Durante o cortejo, as gêmeas Daiana e Diana marcaram o ritmo. Titetê e Renato ficaram no violão, Cristiano Pena no  triângulo, a palhaça  Maisena no pandeiro e a palhaça Figurinha nos malabares. Enquanto isso, Markus Câmara registrava em fotografias todos os detalhes do nosso cortejo.





Durante o percurso, fizemos várias paradas para interagir com os moradores e os visitantes do nosso distrito, com rodas e cantorias. Os artistas tiveram a oportunidade de interagir e participar no nosso maior evento “O Jubileu de N.S. de Abadia”. 






Para fechar a participação da Caravana de Artesania com chave de ouro nessa semana de festas, foi feita uma projeção de slides no Santuário N.S de Abadia. As imagens, registradas pelo fotógrafo Markus Câmara, mostraram diversos momentos da programação Caravana de Artesania: os artistas que passaram pelo distrito por meio da Caravana, os participantes das oficinas e também imagens de moradores da nossa comunidade... As pessoas que ali foram mostradas se sentiram orgulhosas em fazer parte do projeto!



Agradecimentos

Nós, Paulo Sidnei e Gleice Lina, produtores locais do projeto gostaríamos de agradecer a todos os artistas da Caravana de Artesania, juntamente com todo o distrito de Abadia, por nos proporcionar ótimos espetáculos e trocas de experiências. Registramos também os nossos agradecimentos a todos os moradores de Abadia que de uma forma ou de outra contribuíram para nossa semana cultural. Agradecemos também o patrocínio da ArcelorMittal, o apoio da Prefeitura Municipal de Carbonita através da secretaria de Cultura, Patrimônio Cultural e Turismo e os nossos parceiros locais, o Conselho Comunitário, o PROSESC através da Casinha de Cultura e a Escola Municipal de Abadia. Obrigado!

Depoimentos
"O Projeto Caravana de Artesania nos proporcionou importantes momentos, como: o aprendizado nas oficinas circenses, os espetáculos maravilhosos com diversos artistas e em vários pontos do nosso distrito valorizando esse lugar espetacular, visitou os nossos anciões resgatando um pouco da nossa Identidade Cultural que aos poucos está se perdendo no espaço e no tempo... O Projeto  está nos ajudando a despertar o nosso olhar para um grande sonho que é Turismo de Base Comunitário. Nosso Distrito é muito visitado, por ser um santuário e  dispor de dois rios que oferecem paz, tranquilidade e diversão. Se eu fosse falar  de tudo que descobrimos e redescobrimos durante o desenvolvimento desse nosso trabalho, provavelmente daria um livro! Sinto que abracei esse projeto, que nos presenteou momentos únicos, com 'artistas maravilhosos' e amigos que certamente conquistaram o seu espaço no coração do nosso Distrito.  Que bom que apareceu em Abadia uma iniciativa para fazer a diferença!"
Paulo Sidnei Silva, 39 anos – Produtor local.


“Meu nome é Aparecida Nazaret Lopes, moradora do Distrito de Abadia e é com muita alegria que eu venho falar do projeto Caravana de Artesania em nossa comunidade. O projeto está sendo um maravilhoso incentivo na comunidade. Eles visitaram algumas famílias, ajudaram na participação da festa de Abadia e também da quadrilha. Eu gostaria muito que a possibilidade de desenvolver o turismo de base comunitária em nosso distrito de Abadia fosse adiante, pois movimentaria a comunidade  e nos traria geração de renda.  Temos que abraçar essa causa com muito amor e carinho, pois é uma coisa que vai ajudar não só as famílias, mas todo o distrito. E até animar mais a comunidade, pois toda vez que acontece um evento é uma oportunidade que a comunidade tem de se reunir”. 
Aparecida Nazaret Lopes, 48 anos - Liderança comunitária

Relatório - Agosto 2018
Comunidade: Carbonita (distrito Abadia)
Beneficiários atendidos: 70 participantes e 200 espectadores
Ações:
12/08 Espetáculo (Tarde cultural) – 80 espectadores
12, 13 e 14/08 Encontros de Grupo de estudos – 63 participantes
13/08 Encontro teórico sobre Turismo Comunitário – 7 participantes
14/08 Experimentação cênica (cortejo) – 60 espectadores
14/08 Exposição fotográfica – 60 espectadores