Janeiro começou com muita arte. Mesmo em meio à pandemia com suas variantes, os internautas conceicionenses e amigos da cidade puderam viver bons momentos de cultura e arte com a 2a. Virada Cultural Virtual, que aconteceu nos dias 15 e 16 de janeiro, pelo canal do youtube Super Dicas de Entretenimento, do youtuber e cinegrafista, Fábio Henrique. O público virtual delirou com os mais de 50 vídeos de artistas e grupos e ainda se inspirou nas entrevistas de personalidades da cultura. Foram 12 entrevistas, teve sorteio de brindes doados por artistas da rede e o público interagiu por meio do chat na Live. A Virada Cultural já faz parte do calendário cultural da cidade e, desde a primeira, já foram mais de 3 mil visualizações.
As atrações se dividiram em música, teatro, circo, patrimônio, artes plásticas, dança, performance, poesia, contação de histórias, fotografia, artesanato, culinária, tudo isso produzido com muito cuidado e a direção de arte do diretor Henrique Diana. Com apresentação de Fábio Henrique e a designer e produtora cultural, Richelle Lima, fizeram também parte da equipe de organização os artistas da Rede Fazedores de Arte e Cultura: Jhésica Ribeiro, Júnia Bessa, Luzia Becker, Thaís Mariano, Henrique Diana e Filó Marçal. Em sua segunda edição, a adesão foi significativa da Rede, com a participação de 100 artistas.
O festival de artes contou com o apoio da Associação Pano de Roda, que conseguiu recursos por meio da Lei Aldir Blanc MG, o que possibilitou remunerar os organizadores e os artistas participantes
Depoimentos
Para a atriz e gestora cultural da Associação Pano de Roda Júnia Bessa, uma das características do evento é ser feito pela Rede Fazedores de Arte e Cultura, que reúne artistas que moram em Conceição do Mato Dentro ou atuam na cidade. “É uma construção coletiva e colaborativa que busca contribuir com o setor cultural da cidade e dialogar com a população de forma horizontal e próxima. Um convite para as pessoas se apropriarem dos modos de fazer e fruir a arte e a cultura, que são um direito de todos", ressalta ela.
Segundo uma das participantes do evento, a artista plástica Cláudia Guerra, incentivadora da cultura na cidade, a 2a. Virada Cultural ensina a pensar coleti
vamente, a descobrir novas maneiras e contextos de mostrar o dom de cada artista. “Não poderia ser mais democrático, todos no mesmo espaço, alcançando o mesmo público, divulgando seu talento de maneira bem particular, dentro de sua realidade, com grande satisfação e alegria. Foi lúdico, foi belo, foi pura arte. Conceição do Mato Dentro fervilha arte e Cultura”, diz emocionada.
Para a dançarina, Jhésica Ribeiro, que fez parte também da organização do evento, ”Partipar da organização de um evento desse porte foi um doce desafio”. Como dançarina, ela se apresentou com seu grupo de dança, Clã Destinas. Outra participação foi junto a Daniel Otechar, sobre musicoterapia (Medicine Drum).
Quem não assistiu, ainda pode conferir no canal do YouTube SuperDicasdeEntretenimento e no instagram (@viradacmd).