22 de fevereiro de 2011

Caravana de Artesania em Juiz de Fora (1.º ano)




De 9 a 21 de fevereiro, estivemos em Juiz de Fora realizando apresentações, oficinas, encontros, vivências e trocas.


Chegamos na quarta-feira, dia 9. Após re-visitar as praças em que atuamos no ano passado, fomos para o encontro com artistas e pessoas interessadas em artes cênicas. Encontramos e re-encontramos atrizes e atores de grupos de teatro, estudantes e universitários, arte-educadoras e outras pessoas, ávidas pelo teatro criativo e libertário e tocadas pela experiência da colaboração. Uma mistura de cores, saberes e sabores, afetos e quereres.


De quinta a domingo (10 a 13), demos continuidade ao encontro, propondo a criação de uma intervenção cênica urbana. Inspirada no conceito “dramaturgia do encontro”, surgiu a intervenção cênica urbana “Rua de Artesania”, um acontecimento artístico motivado pela troca de experiências entre os artistas, pelo diálogo criativo com espaços públicos abertos e pela vontade de encontro com o público amplo e diversificado da cidade. O roteiro cênico-musical tem circulado em praças, parques, ruas e escolas da cidade. Está em estado criativo e é aberto para a participação de pessoas interessadas. A acolhida está sendo maravilhosa: “vocês estão enfeitando a praça de cores”, “como é que eu faço pra participar?”, “vocês podiam fazer isso mais vezes”, relatos de gente que já fez e quer ver teatro, convites pra participar de eventos, tantas pessoas e histórias...

Na sexta à tarde (11), estivemos em Lima Duarte. Conhecemos algumas praças e ruas da cidade e fomos recebidos pelo Secretário de Cultura Sérgio Adriany, que se prontificou para apoiar a Caravana. Alguns moradores se mostraram bastante interessados: “a cidade está mesmo precisando de teatro!!!” (Julinho, loja de Variedades), “êba, vamos fazer teatro” (crianças de 9 anos), “quer dizer que vou esperar o ano inteiro pra ver a apresentação de vocês?!” (vendedor da praça).


Na sexta à noite (11), fizemos o encontro da Rede Comunitária de Cultura, orientado por Cristiano Pena, integrante do Teatro Terceira Margem. Compartilhamos metodologias de trabalho em rede e experiências colaborativas na área de teatro. No sábado (12), aprofundamos a reflexão com a participação de Jennifer Jacomini, atriz formada em Licenciatura em Teatro pela UFMG. Na rodada de reflexões, vimos como é instigante e desafiador colaborar com o colega e com o grupo/local onde atuamos. No domingo (13), realizamos uma provocação: lavar roupa juntos. É, literalmente mesmo! Conseguimos um apoio no Circo-Escola Carequinha, do Jamelão e da Melancia, palhaços de Juiz de Fora que mantêm uma escola de circo no bairro Caiçaras. Quando chegamos, estava tudo preparado: água, baldes, sabão, varal e tanquinho. Pusemos a mão na massa, rimos, conhecemos os trailhers, andamos na corda bamba, conversamos sobre circo, sobrevivência, política e tantos assuntos... e logo a roupa estava seca no varal.


Na segunda (14), apresentamos na E. M. Dr. Pedro Marques em Caeté, zona rural, a convite da arte educadora Ana Júlia Toledo, professora de teatro. Na terça (15), estivemos na E. M. Arllete Bastos de Magalhães, a convite da professora de dança Cláudia Meirelles, e na quarta (16), fomos para o CAIC Núbia Pereira Magalhães, a convite da professora Claudia Dalpra. Foi um belo acontecimento, onde centenas de crianças e adolescentes interagiram com a apresentação artística. Conversamos com educadores e coordenadores sobre teatro comunitário. Na terça de noite (15), aprofundamos a conversa, promovendo um Encontro Reflexivo sobre Arte e Educação com orientação de Mônica Andrade, atriz formada em Teatro pelo CEFAR/Palácio das Artes. O encontro aconteceu no Espaço do Professor, na Secretaria Municipal de Educação. Foi também um belo momento, com vivências artísticas, criatividade, improvisação e trocas de experiências.

Na quarta e quinta à noite (16 e 17), fizemos um encontro para Planejamento das próximas ações. Foram exibidas imagens de vídeo e exposição de livros relacionados a arte de palhaços, teatro de rua, pontos de cultura e gestão cultural. Na quinta de manhã (17), apresentamos a intervenção cênica Rua de Artesania no calçadão e no Parque Halfeld. Foi um momento emocionante, onde as pessoas que estavam passando, os trabalhadores do comércio, pais e crianças pararam para “ver a banda passar”. Uma intervenção poética no cotidiano da cidade.

Na sexta, sábado e domingo (18, 19 e 20), realizamos o encontro Roda de Palhaços. Artistas e pessoas interessadas se encontraram para refletir, praticar, criar e experimentar cenas inspiradas da arte de palhaços. A apresentação foi realizada no Parque Halfeld no domingo de manhã. Á tarde, fizemos uma rodada de avaliação das ações da Caravana, com retornos positivos e agradecimentos mútuos. Como encaminhamento, vimos a necessidade de manter a comunicação. Assim, foi criada a Rede Artesania, grupo virtual que reúne artistas, grupos e interessados(as) na criação artística colaborativa. Comemoramos a viagem com um saboroso almoço oferecido pela família da Polyana. Valeu, dona Carmem! A segunda (21) ficou reservada para os acertos da viagem.

Uma breve visita em Juiz de Fora está agendada para o segundo semestre, para acompanhamento das ações. A Caravana, com toda a programação artística, retorna na cidade no ano que vem.


Artistas participantes: Ana Júlia Toledo, Claudia Dalpra, Cristiano Pena, Davdison Lopes, Domingos Netto, Fabrício Sereno, Jennifer Jacomini, Joyce Oliveira, Júnia Bessa, Luba Oliveira, Luiz Pereira, Luciana Vittori, Mônica Andrade, Poliana Ferreira, Polyana Ribeiro e Vinícius Vittori.

Público abrangido: Mais de 2.500 pessoas, de todas as idades e realidades sociais.

Para ver o álbum de fotos completo, acesse aqui.