O Ponto de Cultura Caravana de Artesania esteve na cidade de Governador Valadares de 08 a 19 de junho de 2011. Momentos de trocas sutis e profundas, interação com cotidiano local e reflexões político-sociais. Dialogamos com artistas integrantes do Coletivo Território do Avesso e do Ponto de Cultura Roda e Cidadania, artistas de grupos de teatro, arte educadores, funcionários públicos, lideranças comunitárias e estudantes - pessoas engajadas, motivadas e motivadoras na arte e na cultura.
As intervenções urbanas tiveram como base a Praça dos Pioneiros, partindo depois para feira do bairro de Lourdes, ruas do centro e evento Açucareira Viva. Iniciamos o processo criativo com exercícios corporais e vocais a partir das bases da capoeira e do repertório artístico dos participantes. Criamos e experimentamos 2 roteiros de teatro de rua: um cortejo cênico-musical com breves cenas e outro roteiro de 40 min. com cenas inspiradas no tema "o casamento da palhaça". Interagimos com pedestres, motoristas, comerciantes, artesãos, feirantes, população em situação de rua e participantes de eventos, sempre buscando o contato vivo e verdadeiro com o respeitável público da cidade. Falas de expectadores: "Vim aqui pra me distrair, estava estressada e agora estou saindo com o coração mais leve. Obrigada. "Faço uma oração que fala dos artistas e hoje tive a oportunidade de encontrar com vocês. Continuem alegrando a todos." "Havia um ano que não tinha teatro na feira, adoro teatro, estava aguardado este re-encontro" (feirante). "Vocês transformaram meu dia. Agradeço vocês de coração, foi muito especial" (Carmosina Santana, catadora de materias recicláveis).
Nos encontros da Rede Comunitária de Cultura compartilhamos aprendizados, reflexões e perplexidades... Vimos os princípios e fundamentos da rede: horizontalidade, envolvimento, ações concretas e inclusão. Falamos sobre relações humanas, redes virtuais, sustentabilidade e desafios, privatização dos espaços públicos, profissionalização e questões trabalhistas a partir de experiências vivenciadas em diversas redes. "Esse pessoal tá com um papo muito legal" (Sérgio Amâncio, ativista e colaborador da Caravana). Disponibilizamos livros e vídeos sobre os temas debatidos. Também recebemos convites para articular ações da Caravana com eventos locais, possibilitando uma integração maior com o cotidiano da cidade.
Na área de Arte e Educação, fizemos um encontro reflexivo e prático sobre o tema, além de visitar 4 escolas da cidade: Creche Brilho de Turmalina e Instituto Nosso Lar (b. Turmalina), CMEI Rubens do Amaral e E. E. Carlos Luz (b. Carapina). Realizamos intervenções cênicas e interagimos com alunos, professores, funcionários e pais da comunidade.
O encontro criativo Roda de Palhaços se inspirou no costume dos valadarenses em utilizar bicicletas como meio de transporte. Foi proposto então o 1.º Passeio Ciclístico de Palhaços! A ação reuniu palhaços experientes e iniciantes, de BH e de Valadares, que saíram da Praça do Coreto, passando pela Praça dos Pioneiros (com calorosa recepção dos presentes) e finalizando no Mercado Central.Tivemos cobertura da rede InterTv e boa receptividade do público, que se divertiu com o acontecimento inusitado.
A Caravana também realizou: visita a cidade de Alpercata que receberá a Caravana em 2012; visita ao Circo Transglobo em Periquitos, com carinhosa recepção pelos artistas bahianos e mineiros que abriram suas portas e lonas; visita ao camarada Rossini Rodrigues que cedeu sua casa, que fica numa ilha do Rio Doce, para lavarmos nossas roupas; contato com o trabalho da Associação das Artesãs Força e Vida de Tumalina; visita ao artista profissional Silvestre Oliveira (Palhaço Fofoquinha); intervenção artística na Estação de Trem para receber artistas colaboradores da Caravana; participação no Sarau Poético organizado por Marcelo, integrante do Insituto Psi.
Participantes: Amanda Nunes, Bruno Santana, Cristiano Pena, Ivana Lage, Júnia Bessa, Jusceli Cândido, Leonardo Rocha, Luba Oliveira, Mariana Ribeiro, Nelson dos Santos, Rogéria Lepesqueur, Sérgio Amâncio, Thiago Lopes, Tom Lourenço e Wesley Edy.
Público abrangido: aproxim. 4.300 pessoas, de todas as idades e realidades sociais
Acesse reportagem na Tv Globo, clicando aqui.
Veja álbum de fotos, clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário