8 de setembro de 2011

Roda de Palhaços: 1.º encontro dos grupos de estudos

Após os aprendizados, trocas e gargalhadas de maio, junho e julho, o projeto Roda de Palhaços inicia uma nova etapa: estímulo à criação de grupos de estudos de teatro e arte de palhaços nas cidades visitadas.
A intenção é incentivar os participantes  a continuar a dar continuidade às ações iniciadas, de forma autônoma. Para isso, estão sendo realizados encontros com assessoria artística de Cristiano Pena e o acompanhamento de ações propostas pelos participantes.

Em Martinho Campos, os participantes formaram o grupo "Cenação". Os encontros estão acontecendo às quintas-feiras. Em agosto, foi feita uma apresentação em Ibitira. No encontro de setembro, conversamos sobre a experiência, vimos fotos da Roda e filme de palhaço, visitamos o espaço da Corrente do Bem, exercitamos o corpo, fizemos acrobacias e improvisos palhaçais.


 

Em Dores do Indaiá, os participantes queriam visitar um asilo, mas ainda não sabiam o que/como apresentar. Pomos então a idéia em prática! Muitos sentimentos e reflexões surgiram, fazendo parte do aprendizado do grupo. Esta ação contou com a querida prensença de dois participantes de Martinho Campos.




Em Quartel Geral, crianças e adolescentes estão praticando a arte da palhaçaria. Criamos e apresentamos cenas breves e bem divertidas, fazendo um passeio prazeroso pelas ruas da comunidade. Também surgiu a idéia de ver um filme de palhaços no mês das crianças... aguardem!




Em Abaeté, os participantes têm se encontrado toda semana, revezando-se na orientação das dinâmicas. As cenas criadas foram compartilhadas numa roda na praça, onde também falamos sobre as próximas ações. Animados também pela publicação de uma matéria no "Nosso Jornal" sobre a Roda de Palhaços, desfilamos no Sete de Setembro toda nossa pompa e animação. Olhem as figuras!...


Tanta novidade... e a Roda continua girando.
 Agradecemos a todos(as). Participem dos próximos encontros!

Projeto Roda de Palhaços
Realização: Teatro Terceira Margem
Patrocínio: ArcelorMittal BioFlorestas
Lei Estadual de Incentivo à Cultura MG, Governo de Minas Gerais
Apoios locais: Prefeituras Municipais de Dores do Indaiá, Quartel Geral, Martinho Campos e Abaeté

Informações: (31) 9997-6912

Você já viu o álbum de fotos da Roda no centro oeste? Ainda não? Então, clique aqui:
http://www.flickr.com/photos/caravana-de-artesania/collections/7215762678297033

7 de setembro de 2011

Roda de Palhaços: Dores do Indaiá - 1.º encontro de grupos de estudos

O momento do projeto Roda de Palhaços em Dores do Indaiá  foi muito especial, 
por vários motivos e novidades. 

O grupo marcou um lugar totalmente inesperado para o encontro. O salão que há um sonho para tornar um mini-teatro, de repente e por causa do espaço e localização "um teatro de bolso". O local começou a ser construído para ser palco de apresentações de músicos e artistas da cidade, mas está parado no tempo há anos e anos, fica no segundo andar da Rádio Cultura AM 1080 de Dores do Indaiá. 

O grupo recebeu um novo participante - José Antônio - irmão da Adrielle que já faz parte da Roda de Palhaços. Ela que desenvolveu todo o figurino dele: uma forma de empada com laço na cabeça, um brinco na gravata, as alças de duas bolsas sustentaram tudo, o tênis do namorado dela e a camisa do pai e assim foi...criatividade. Dois participantes da Roda de Martinho Campos viajaram no mesmo dia para Dores do Indaiá, a fim e exclusivamente para participar da ação que aconteceu na cidade.

E, muito especial, o asilo da cidade foi o local escolhido para apresentar a arte...

Muita novidade para uma única tarde. Confira:

 Adrielle, preparando para construir a "Drica"

 Um local especial e um sonho de muitos de fazer dali palco da arte da cidade.

 Há anos esperando para ser palco dos artistas e a Roda de Palhaços fez esta passagem pelo local...

 Eis aí o Sr. Rosa, pela primeira vez na Roda de Palhaços...

 Aí estão os irmãos, aprendendo a palhaçaria.
Eles convidaram até mesmo os pais para acompanharem tudo de perto...


 O "El Topeton" começa a ser criado também...




 Na porta da Rádio Cultura todos exibem os seus figurinos e a união de participantes de Martinho Campos e de Dores do Indaiá.


Um volta por algumas ruas da cidade...




 Chegaram ao asilo...

 A apresentação começa para um público especial...




Depois de tudo, sentar e refletir e... muita reflexão.
A apresentação de hoje foi um momento para conhecer o corpo. Apesar de estar em um ambiente que solicita o social, mas para o palhaço aqui o jeito de trocar afeto é através da arte.  Todos concordaram que o asilo traz uma necessidade de estudo. 
A percepção de que a arte faz tornar possível a troca de afeto, sem o toque.

"O palhaço vê alguém sorrir para ele e devolve este sorriso que o alimentou com uma demonstração de arte."

Tudo depende do caminho que a arte deste palhaço está seguindo...
Assim foram estes dois dias em Dores do Indaiá!!!!





Por Ana Lúcia Lopes