E a Roda de Palhaços continua girando no centro-oeste de Minas Gerais!
De 3 a 6 de novembro, encontramos com os participantes da Roda, que agora já estão realizando ensaios e apresentações de forma autônoma.
Nos encontros, conversamos sobre as atividades dos grupos e entregamos uma revista em quadrinhos que conta a história do circo. Falamos também sobre alguns mecanismos de incentivo à cultura como a Lei Estadual de Incentivo e o Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura. A revista, doada pelo grupo Rosa dos Ventos (SP), foi entregue aos grupos de estudos de todas as cidades.
Em Martinho Campos, surgiram dois grupos artísticos: Cenação e Sorriso Feliz. Em outubro, ambos intensificaram suas ações realizando ensaios e apresentações em comemoração ao Dia das Crianças.
Em Quartel Geral, os participantes da Roda interagiram com o público, como palhaços, dentro de evento organizado pela prefeitura em comemoração ao Dia das Crianças. No encontro, formamos uma "charanga", banda que toca músicas ao vivo nos espetáculos circenses, e fomos visitar os moradores da cidade. A charanga fez sucesso, gerando risos, aplausos e até contribuição espontânea para o chapéu!
Em Dores do Indaiá, Zildo Flores orientou um encontro de aprofundamento na Arte de Palhaços, reunindo participantes novos e "antigos"e realizando uma experimentação na praça da cidade. À noite, visitamos o Circo Nacional do Palhaço Garrafinha.
Em Abaeté, o projeto estimulou a criação da Cia do Riso. O grupo tem se encontrado regularmente para criar cenas, experimentar jogos e dinâmicas. Em outubro, apresentaram na cidade uma cena nova, criada pelo próprio grupo. No encontro, exercitamos a precisão do olhar/foco durante a cena e a comunicação com o público. Criamos uma cena coletiva a partir de gravatas borboletas feitas por uma participante e fizemos um ensaio aberto na praça. A ação agradou o público presente, que também contribuiu com sugestões para desenvolver a cena.
Estamos planejando um encontro com os participantes de todas as cidades no dia 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia do Palhaço. A proposta é passar um dia juntos, na cidade de Dores do Indaiá. Fiquem atentos à comunicação!
Agradecemos a todos(as) os(as) participantes e colaboradores. E até breve!
Cristiano Pena (Tchano), Júnia Bessa (Biju), Zildo Flores (Sr. Flores) e Thais Oliveira (Maisena).
Sol quente e lindo Rio São Francisco ao fundo.
Projeto: Roda de Palhaços
Realização: Teatro Terceira Margem
Patrocínio: ArcelorMittal BioFlorestas
Lei Estadual de Incentivo à Cultura MG, Governo de Minas Gerais
Apoios: Prefeituras Municipais de Dores do Indaiá, Quartel Geral, Martinho Campos e Abaeté
|
Caravana de Artesania é um Ponto de Cultura itinerante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário