1 de junho de 2012

Dramaturgia do Encontro: ações dos grupos de estudos

Desde 2011 o Teatro Terceira Margem está presente no centro-oeste de Minas Gerais, através do patrocínio da ArcelorMittal BioFlorestas, Lei de Incentivo à Cultura e apoio das prefeituras locais. Há um ano, os trabalhos iniciaram em quatro cidades: Abaeté, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Quartel Geral. Esse primeiro momento foi com a realização de oficinas e encontro por meio da arte do palhaço, para sermos mais precisos: a Roda de Palhaços começou a girar pelo centro-oeste mineiro em 2011.

De lá para cá, mais de um se passou e boas notícias surgiram. Entre essas boas novas está a inclusão da cidade de Bom Despacho no circuito de oficinas do ano de 2012 e a felicidade de saber que as outras quatro cidades estão dando continuidade aos trabalhos, através da realização de grupos de estudos e de intervenções artísticas. Isso mesmo! Que maravilha! Algo extremamente especial! 

A arte tem esse "poder" mágico de unir pessoas, cidades, quebrar barreiras, faz-nos esquecer distâncias e até mesmo do tempo... Ah, o tempo!!!! Esse mesmo tempo está possibilitando a formação de grupos de estudos em Abaeté, Dores do Indaiá, Martinhos Campos e Quartel Geral, e em breve em Bom Despacho. Cada cidade de uma maneira especial! 

Martinho Campos já tem a formação de três grupos de estudos e estão realizando intervenções na própria cidade e até mesmo nos distritos e em locais estratégicos. 

Quartel Geral e Abaeté também já realizaram intervenções por locais especiais da cidade e estão focados nas formações dos grupos de estudos.

Dores do Indaiá está com uma iniciativa interessante e já formou um grupo de estudo envolvendo pessoas que participaram das oficinas - Roda de Palhaços e Dramaturgia do Encontro - e outras que não participaram, mas que conheceram o trabalho e agora estão na iniciativa. Dores do Indaiá já está com uma intervenção agendada na Apae da cidade, na próxima semana. 

Longas palavras podem explicar a continuidade das ações, mas os registros fotográficos podem explicar a magia e a beleza das intervenções artísticas e a comprometimento que os participantes demonstram com as ações e com a arte. Confira:

Abaeté:
Intervenções em duas escolas da cidade, uma participação no evento promovido pela Prefeitura de Abaeté no Dia das Crianças, também em asilos e creches. 










Quartel Geral:







Dores do Indaiá:

O grupo de estudo de teatro de Dores do Indaiá definiu o seu nome: Sapere Arte. Os encontros para estudo e bate-papo estão acontecendo toda quinta-feira, às 19:30h, no salão abandonado na parte superior da Rádio Cultura da cidade. Acompanhe duas intervenções artísticas que o grupo realizou pela cidade. A primeira foi na APAE:





A segunda intervenção foi no sábado, na Praça Abaeté, b. São Sebastião, durante a ação social Cinema na Rua.  Houve interação com as crianças e o público do local:




Encontros aconteceram, oficinas, trocas de experiências, intervenções e, claro, não podemos deixar de mencionar a inesquecível comemoração do Dia Mundial do Palhaço, 10 de dezembro, em Dores do Indaiá, onde participantes das quatro cidades se encontraram e realizaram um desfile pelo centro da cidade. 

Por Ana Lúcia Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário