No dia 27 de abril foi realizado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (centro - BH) o exame de capacitação profissional para a função de palhaço(a) através do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais - SATED-MG.
Foram 7 candidatos inscritos: Poliana Reis (palhaça Ricota), Rogéria Lepesqueur (palhaça Pururuca), Niel Flávio (palhaço Fubá), Markus Camara (palhaço Krespo), Marcela Barreto (palhaça Marceleza), Francisco Dornellas (palhaço Garnizé) e Júlio César Bernardo (palhaço Pirulito). Cada um trouxe sua motivação, sua bagagem artística e suas histórias, nascidas de cidades como: Tebas, Belo Horizonte, João Monlevade e Congonhas.
O exame foi composto por uma entrevista, apresentação pública de duas cenas - uma inspirada em um palhaço(a) reconhecido e outra de criação livre - e entrega de trabalho escrito sobre o palhaço(a) escolhido(a). A banca examinadora foi composta por Cícero Silva, palhaço e diretor teatral do Ateliê Titetê, Cidah Viana, palhaça de Divinópolis e Lindomar Simões, do Circo Irmãos Simões. Também ajudaram nos trabalhos a coordenadora de circo do Sated, Sula Mavrudis e o funcionário do Sated-MG e diretor teatral, Atenágoras. O dia começou cedo com a análise da documentação e da pesquisa feita pelo candidato.
Familiares, amigos e colegas da palhaçaria acompanharam o exame, como os colegas de Martinho Campos que vieram a BH especialmente para isso. O Teatro Terceira Margem se empenhou na divulgação do edital, assim como no apoio logístico para a realização do mesmo. A expectativa era grande.
Após a conversa com cada candidato, passou-se a apresentação das cenas. Primeiro, os candidatos apresentaram cenas inspiradas em palhaços(as) com trabalho reconhecido. Foram escolhidos os(as) palhaços(as): Currupita (Lilian Moraes - Grupo Off Sina), Lili Monti, Biribinha (Teófanes Antonio), Carequinha (George Savalla Gomes), Xuxu (Luiz Carlos Vasconcelos), Antonio Quintino e Gilmar Pedro Querubim (respectivos palhaços Paçoca e Pingolé do circo Spacial de Campinas), entre outros. Nossa reverência aos mestes da palhaçaria que dedicam/dedicaram suas vidas a fazer as pessoas rirem!
O público do parque apareceu, gostou e aplaudiu. Cada cena durou 5 minutos. Tum-tum-tum... a emoção de apresentar já é grande, com uma banca de examinadores então, haja coração! Passou-se então para a apresentação de uma cena de livre escolha do candidato. Nessa parte, os artistas escolheram cenas para demonstrar da melhor forma a criação de sua personagem. Surgiram temas ligados à profissões, como jardineiro, lavadeira, entregador de presentes e faxineiro.
O público mais uma vez participou com aplausos, comentários e sorrisos.
Após conversa reservada dos examinadores, saiu o resultado: Todos foram aprovados!!!
A aprovação nesse exame significa, entre outras coisas, que o artista pode exercer a profissão de palhaço(a) de forma regularizada/legal, podendo inclusive receber recursos para tal. Agora, os candidatos devem entrar em contato com o SATED-MG (clique aqui) para saber os próximos passos para pegar sua carteira profissional.
Agradecemos a equipe do SATED-MG, a equipe do Parque Municipal Américo Renne Giannetti e o respeitável público presente. E parabéns aos artistas!

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)




































.jpg)




.jpg)
.jpg)

