27 de outubro de 2013

Prêmio Carequinha: Bom Despacho - ação de retorno



Nos dias 26 e 27/10, promovemos em Bom Despacho um encontro de estudo, intercâmbio, criação e apresentação de cena inspirada na Arte de Palhaços, com a intenção de estimular a formação de um grupo de estudos de artes cênicas na cidade. 



Estiveram presentes nesta ação: Cristiano Pena (orientador), Júnia Bessa e Poliana Reis (colaboração artística e apoio de produção) e Heloisa Dirce (colaboração artística); Liliane Cunha, Gustavo Fidelis e Rodrigo Gomes (participantes); Aline (integrante da equipe da Gerência de Cultura - Prefeitura Municipal de Bom Despacho) e familiares.



Dia 26/10 (sábado)
O primeiro encontro foi realizado no Clube Social, um espaço amplo, bem localizado e bastante adequado para a realização de atividades cênicas e artísticas. 
Os participantes foram recebidos com uma exposição de livros sobre teatro, arte e temas afins, numa ação em parceria com o Ponto de Cultura Caravana de Artesania. 


Pra começar as atividades criativas, relaxamento, concentração, aquecimento coletivo e breve apresentação dos participantes.


Fizemos exercícios para aquecer o estado de palhaço ou estado de presença. Ao colocar o nariz do palhaço no pé, no joelho, na barriga e no coração, descobrimos que o riso em várias partes do corpo, nosso e dos colegas.


E, quando colocamos a máscara no próprio nariz, todo o nosso corpo já estava sensível para fazer o exercício de "ver o mundo pela primeira vez". Quantas novidades! Interagimos com os objetos da sala e logo, um sapato virou avião e daí surgiu o mote para a criação de uma cena sobre o voo do avião. Mas antes, conversamos sobre os fundamentos da Arte de Palhaços, a partir do livro "Elogio da Bobagem" de Alice Viveiros de Castro.


Durante a conversa, Lili Cunha (participante das oficinas) mostrou seu baú cênico, com vários objetos que estimulam a interação com o público. Ela compartilhou as experiências que tem feito como a palhaça Kkk em escolas, com intervenções e brincadeiras para crianças.


E então, após intervalo do lanche, começamos a criação da cena do avião. Um comandante, uma co-pilota, uma afro-moça, passageiros brincando e um avião maluco... tudo foi se formando e surgindo, num convite ao lúdico e à imaginação.


No dia 27/10 (domingo)
O segundo encontro aconteceu na praça da matriz. 
A convocatória de público ficou a cargo da "banda boa", apelido da nossa improvisada e querida fanfarra cênico-musical.


O público que saía da missa atendeu ao convite e ficou mais um pouco na praça para assistir as cenas.


O paspalho Fidélis apresenotu a cena do chapéu e em seguida a paspalha Kakaka apresentou sua mala e seus objetos inusitados. Como pano de fundo, a banda fez a trilha sonora ao vivo.

Voluntária da plateia se diverte...
E então, apresentamos todos a cena do avião. Apertem os cintos...!




 


 


Agradecemos os participantes, os artistas convidados, o gentil público, a ArcelorMittal BioFlorestas, o Governo de Minas, a Prefeitura Municipal de Bom Despacho e o Ponto de Cultura Caravana de Artesania.


Caravana de Artesania é um Ponto de Cultura itinerante.

24 de outubro de 2013

Caravana de Artesania - ações em colaboração


Em outubro, o Ponto de Cultura itinerante Caravana de Artesania apoiou as seguintes ações:
  • Lançamento de livro em Belo Horizonte, em parceria com Frei Xico;
  • Oficina-Encontro Roda de Palhaços no Rio de Janeiro (RJ), em parceria com o Grupo Off-Sina;
  • Visita de retorno em Lima Duarte, em parceria com o grupo de dança Garotas Country Show; e
  • Visita de retorno em Santos Dumont, em parceria com grupos de estudos de artes cênicas que estão se formando na cidade.
Acompanhe:

No dia 15/10 (terça), colaboramos com o lançamento do "Dicionário da Religiosidade Popular Brasileira", de autoria de Frei Xico.
Nascido na Holanda e apaixonado pelo Brasil, Frei Xico é franciscano, pesquisador da cultura popular brasileira, membro do corpo docente do Instituto Jung, membro do Conselho do Centro da Memória da Medicina, na UFMG e palhaço colaborador do Teatro Terceira Margem. A obra é resultado de 40 anos de pesquisas no Vale do Jequitinhonha e em outras fontes.
O lançamento aconteceu na FAJE - Faculdade dos Jesuítas, em Belo Horizonte. O evento contou com a participação dos palhaços(as) Biju, Ricota e Tchano e o grupo de percussão Tambor Mineiro. Para adquirir a obra e saber mais sobre os próximos lançamentos, clique aqui.























De 18 a 20/10 (sexta a domingo), a convite do Grupo Off-Sina, viajamos para o Rio de Janeiro para realizar a Roda de Palhaços, uma dinâmica de encontro que reúne momentos de troca, reflexão, criação e experimentação pública de cenas inspiradas na arte de palhaços. O processo criativo é inspirado na Dramaturgia do Encontro, dinâmica que leva em conta o reconhecimento das identidades, o fortalecimento das motivações e o estímulo à colaboração.

Cristiano Pena orientou a dinâmica e contou com a colaboração de Júnia Bessa e Poliana Reis, colaboradoras do Teatro Terceira Margem. No apoio geral, Richard Riguetti e Lilian Moraes, integrantes do Grupo Off-Sina. Convidamos duas pessoas para participar: Dolor Pereira (palhaço Jamelão), coordenador do Circo Escola Carequinha em Juiz de Fora, MG e Fernando Menezes (palhaço Pezinho), integrante do grupo de estudos QG da Alegria em Quartel Geral, MG. As atividades foram realizadas no Largo do Machado, uma praça do b. Laranjeiras ocupada artisticamente pelo Grupo Off-Sina. A Roda fez parte do projeto "O Circo e a Cidade" promovido pelo Grupo Off-Sina através do Prêmio FATE (Fundo de Apoio ao Teatro) 2012 da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, RJ.

Primeiro dia: após a acolhida dos participantes (vários integrantes da ESLIPA - Escola Livre de Palhaços), aquecimento do corpo e dos narizes vermelhos.



  

Sensibilizados pelas histórias e aspirações dos participantes, passamos então à criação de cenas. A partir da disponibilidade de tempo, combinamos que um grupo faria a convocatória de publico enquanto o outro se dedicaria a criação de cenas a serem apresentadas ao público.

Descobrindo sons na praça...
Compartilhando esquetes tradicionais do circo (a corda)...
 Segundo dia: as cenas começam a ganhar mais forma...



... e o público começa a se reunir espontaneamente para acompanhar os ensaios. 




Terceiro dia: de manhã, assistimos a apresentação do espetáculo Tremelicando, do Grupo Off-Sina, em homenagem aos palhaços Treme-Treme e Currupita, mestres do circo tradicional. 


De tarde, realizamos duas apresentações no Largo do Machado. 

O cortejo cênico-musical ajudou a mobilizar o público.


Conversa após a primeira apresentação.






O público gostou, aplaudiu, tirou fotos e contribuiu com o chapéu do artista de rua.
Com o recurso, fizemos um lanche de confraternização, logo após as apresentações.

No dia 21/10 (segunda), na viagem de volta, paramos em Lima Duarte para fazer uma visita ao grupo de dança Garotas Country Show. O encontro, previamente agendado, contou com a participação de coordenadores, integrantes e colaboradores do grupo. Como eles estão se formalizando como associação cultural, trocamos muitas informações sobre questões de contabilidade, dia-a-dia da associação, parte jurídica, e outros assuntos.



No caminho, paramos para conhecer o Circo de Touros de Nossa Senhora Aparecida.
Ainda no dia 21/10 (segunda), fizemos outra parada. Desta vez, encontramos com os colegas de Santos Dumont. Após oficinas promovidas pelo Teatro Terceira Margem de abril a setembro, os participantes estão se organizando em grupos de estudos para dar continuidade às ações de forma autônoma. Falamos sobre convites, encontros, trocas e colaboração.


Ficamos hospedados na casa de uma das participantes, de forma solidária, e depois retornamos a Belo Horizonte, com mais bagagem de encontros, trocas e arte.

Agradecemos ao Frei Xico, Grupo Off-Sina (Richard, Lílian e Rinaldo), ao respeitável público carioca, ao Luiz Fernando Sarmento, ao grupo Garotas Country Show (Cíntia e Carlos), aos colegas de Santos Dumont (Teatrama, Aline, Cristiane, Denise e participantes das oficinas) e a Prefeitura Municipal de Santos Dumont.