Nos dias 26 e 27/10, promovemos em Bom Despacho um encontro de estudo, intercâmbio, criação e apresentação de cena inspirada na Arte de Palhaços, com a intenção de estimular a formação de um grupo de estudos de artes cênicas na cidade.
Estiveram presentes nesta ação: Cristiano Pena (orientador), Júnia Bessa e Poliana Reis (colaboração artística e apoio de produção) e Heloisa Dirce (colaboração artística); Liliane Cunha, Gustavo Fidelis e Rodrigo Gomes (participantes); Aline (integrante da equipe da Gerência de Cultura - Prefeitura Municipal de Bom Despacho) e familiares.
Dia 26/10 (sábado)
O primeiro encontro foi realizado no Clube Social, um espaço amplo, bem localizado e bastante adequado para a realização de atividades cênicas e artísticas.
Os participantes foram recebidos com uma exposição de livros sobre teatro, arte e temas afins, numa ação em parceria com o Ponto de Cultura Caravana de Artesania.
Pra começar as atividades criativas, relaxamento, concentração, aquecimento coletivo e breve apresentação dos participantes.
Fizemos exercícios para aquecer o estado de palhaço ou estado de presença. Ao colocar o nariz do palhaço no pé, no joelho, na barriga e no coração, descobrimos que o riso em várias partes do corpo, nosso e dos colegas.
E, quando colocamos a máscara no próprio nariz, todo o nosso corpo já estava sensível para fazer o exercício de "ver o mundo pela primeira vez". Quantas novidades! Interagimos com os objetos da sala e logo, um sapato virou avião e daí surgiu o mote para a criação de uma cena sobre o voo do avião. Mas antes, conversamos sobre os fundamentos da Arte de Palhaços, a partir do livro "Elogio da Bobagem" de Alice Viveiros de Castro.
Durante a conversa, Lili Cunha (participante das oficinas) mostrou seu baú cênico, com vários objetos que estimulam a interação com o público. Ela compartilhou as experiências que tem feito como a palhaça Kkk em escolas, com intervenções e brincadeiras para crianças.
E então, após intervalo do lanche, começamos a criação da cena do avião. Um comandante, uma co-pilota, uma afro-moça, passageiros brincando e um avião maluco... tudo foi se formando e surgindo, num convite ao lúdico e à imaginação.
No dia 27/10 (domingo)
O segundo encontro aconteceu na praça da matriz.
A convocatória de público ficou a cargo da "banda boa", apelido da nossa improvisada e querida fanfarra cênico-musical.
O público que saía da missa atendeu ao convite e ficou mais um pouco na praça para assistir as cenas.
O paspalho Fidélis apresenotu a cena do chapéu e em seguida a paspalha Kakaka apresentou sua mala e seus objetos inusitados. Como pano de fundo, a banda fez a trilha sonora ao vivo.
Voluntária da plateia se diverte... |
E então, apresentamos todos a cena do avião. Apertem os cintos...!
Agradecemos os participantes, os artistas convidados, o gentil público, a ArcelorMittal BioFlorestas, o Governo de Minas, a Prefeitura Municipal de Bom Despacho e o Ponto de Cultura Caravana de Artesania.
Caravana de Artesania é um Ponto de Cultura itinerante.