10 de outubro de 2013

Teatro de Artesania LEIC-MG: apresentações e encontros no centro oeste


De 4 a 9 de outubro, realizamos no centro oeste mineiro encontros com grupos de estudos da região e apresentações do espetáculo "Uma Casa Bem Assombrada".

Acompanhe:

Dia 4/10 (sexta)
Reunião com Cia do Riso na sede do Nosso Jornal, em Abaeté
Participantes: Christiane, André, Carol, Alice, Adelma e Jojó (Cia do Riso); Cristiano e Júnia (Terceira Margem).
Falamos sobre o panorama da cultura no Brasil, demandas pelo simbólico, profissionalização do setor cultural, entre outros pontos. A partir da perspectiva de continuidade do trabalho em 2014, perguntamos sobre as necessidades e motivações artísticas do grupo. Foi citado o recente e positivo intercâmbio artístico com Deth, integrante do Sorriso Feliz, grupo de estudos de Martinho Campos, que compartilhou esquetes da tradição circense. Sobre os vários convites de apresentações que o grupo recebeu neste mês de outubro (sete, no total), refletimos sobre como organizar/confirmar as agendas, levando em conta os ensaios, o momento do grupo e a realidade dos convites, entre outros fatores. Refletimos também sobre a comunicação e circulação da liderança. Também foi falado sobre a comemoração do Dia do Palhaços em Abaeté, em dezembro, reunindo os grupos da região centro oeste; sobre a participação no LEV; e outros assuntos.

Dia 5/10 (sábado)
Reunião com Sapere Arte e Agere´s, na sede da ONG Raio de Sol, em Dores do Indaiá
Participantes: Mara, Gisele, Shirley, Gilmara (Sapere Arte); Talisson (Agere´s); Cristiano e Júnia (Terceira Margem); e Paulo César (Cooperativa).
Após conhecer o local onde o Sapere Arte está ensaiando, conversamos sobre as apresentações que os grupos têm feito. Sapere Arte participou de um evento do Sicoob e o Agere´s fez uma intervenção numa feira. Conversamos sobre a circulação da liderança, organização da agenda de ensaios e apresentações, colaboração entre os grupos, com possibilidades de trocas e parcerias. Falamos sobre as perspectivas para o ano que vem e as motivações/necessidades dos grupos.  

  

Dia 6/10 (domingo)
Reunião coletiva na Casa de Cultura, em Quartel Geral
Participantes: integrantes dos grupos QG da Alegria, Cia do Riso, Sapere Arte, Agere´s, Sorriso Feliz e Teatro Terceira Margem.
Este foi um dia de festa-surpresa e reflexões. O grupo QG da Alegria nos recepcionou com uma intervenção surpresa, utilizando o cenário da Casa de Cultura e a poesia de Drumond. A rua foi brevemente interditada para esta apresentação, que foi assistida pelos visitantes e aberta a moradores, familiares e amigos da cidade. Um domingo de arte... nas portas e janelas... o público ali, no meio da rua. Rosas, moças na janela, inusitado presente. 



Após abraços e agradecimentos, conversamos sobre um projeto cultural que está reunindo seis grupos da região centro oeste mineira. A proposta recebeu o ok dos presentes e já foi enviada para o edital público. Falamos também sobre possibilidades de trocas e parcerias entre os grupos, sobre o Dia do Palhaço em Abaeté, em dezembro, entre outros assuntos.




Depois do almoço coletivo, entrevista com os grupos para o Nosso Jornal de Abaeté.


Dia 08/10 (terça)
Apresentação do espetáculo "Uma Casa Bem Assombrada" em Ibitira, distrito de Martinho Campos
"É debaixo do sol... é debaixo da chuva!..."
Mesmo com chuva, a apresentação reuniu mais de 300 pessoas. Muitas crianças de escolas da região, pais, familiares, professores e moradores da comunidade. A Secretaria de Cultura de Martinho Campos e o Vice-Prefeito também marcaram presença. Nesse dia, também conhecemos o Douglas, eletricista da cidade que trabalhou anos em circos.
O palhaço Titetê (Cícero Silva) recebeu o público com uma cena de flautas. O grupo de estudos Sorriso Feliz, de Martinho Campos, também apresentou vários esquetes da tradição circense. O Dia das Crianças foi comemorado com gargalhadas, aplausos, surpresas e contemplação.
Conhecendo o Douglas...
Combinando a sequência das apresentações...
Acolhida do público com Titetê
Cena O Caveirão
Cena O Piano, com Sorriso Feliz



Dia 09/10 (quarta)
Apresentação do espetáculo "Uma Casa Bem Assombrada" em Bom Despacho
A apresentação contou com a presença de 400 pessoas, crianças, jovens e professores de escolas da região. Marcaram presença a coordenadora e integrantes da equipe do Departamento da Cultura e também o Prefeito de Bom Despacho.
Os palhaços Tchano (Cristiano Pena) e Cacacá (Lili Cunha, do Bom Despacho) receberam o público com interação e improvisos. O palhaço Xuxu (Max Monteiro) abriu o espetáculo com a esquete "Aqui não pode tocar".  Aproveitando a estrutura do espaço do ginásio, a Lira - equipamento circense - foi pendurado bem no alto, tornando as acrobacias aéreas mais belas e emocionantes. Muita festa e diversão fizeram parte deste dia de arte e alegria.








Foto com o Prefeito Fernando Cabral e a Gerente de Cultura Priscila Costa
Agradecemos os grupos de estudos, os produtores locais, as autoridades presentes, os colaboradores que registraram as imagens, a Casa de Cultura de Quartel Geral, as Prefeituras de Bom Despacho e Martinho Campos e a empresa patrocinadora ArcelorMittal BioFlorestas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário