13 de setembro de 2014

Artesania Nômade em Quartel Geral e Bom Despacho


De  04 a 10 de setembro, o projeto Artesania Nômade atuou nas cidades de Quartel Geral e Bom Despacho, promovendo oficinas, intervenções cênicas, apresentação de espetáculo, intercâmbios e momentos reflexivos.

Em Quartel Geral, a oficina foi destinada aos integrantes do QG da Alegria (grupo de estudos de artes cênicas da cidade) e aos novos participantes (crianças e adolescentes que ganharam o apelido de "QG Mirim"). Com orientação de Cristiano Pena, Juliana Floriano, Paula de Franko, Afonso Monteiro, Lelo Gomes e Júnia Bessa, a oficina abordou músicas e brincadeiras da cultura popular, figurino, maquiagem, teatro, circo, canto e musicalização. Durante a oficina, foram realizadas intervenções e espetáculo na Praça da Matriz, dentro do evento "Cultura na Praça", que reuniu diversos grupos artísticos, esportivos, religiosos e folclóricos da cidade.



Em Bom Despacho, foi realizada uma oficina-encontro destinada ao grupo Construindo Alegria. Também foi feita uma intervenção cênica na área de lazer (clube) do Sesc, em agradecimento pela cessão de espaço para o grupo.


Acompanhe alguns momentos desta viagem através do relato abaixo e das imagens registradas por Sueli Santos (Colherada Mineira) e outros colaboradores.


---
QUARTEL GERAL (dias 4, 5, 6, 8, 9 e 10/09)

Juliana Floriano compartilhou músicas e coreografias presentes na cultura popular brasileira, como Cacuriá, expressão do nordeste. Aprendemos as músicas: "passarinho na beira da praia", "jabuti sabe ler", "eu sou jacaré boiô", "gavião totoriá", "escorregou foi na ladeira", "fui na praia pegar siri" e "caranguejim tantantandando".





Affonso Monteiro e Paula de Franko orientaram exercícios para o desenvolvimento das habilidades circenses: acrobacia e malabares.





Lelo Gomes introduziu conceitos teóricos sobre a música (melodia, ritmo e harmonia) e apresentou alguns instrumentos musicais de orquestra (metais, percussão e palhetas). Também ensaiou a música "O Circo" de Sidney Miller.








Cristiano Pena repassou algumas bases para a atuação cênica e teatral, como os planos alto, médio e baixo, os ritmos lento, rápido e normal, as densidades leve e pesado.





Cristiano também retomou algumas bases da acrobacia 



No dia 06/09 (sábado), os participantes da oficina apresentaram no "Cultura na Praça", ajudando também na organização do evento. 









Os integrantes do QG da Alegria foram os apresentadores do evento...






...e o QG Mirim apresentou as músicas aprendidas na oficina. 


Foi um momento também de reconhecimento e integração entre diversos grupos da cidade (artísticos, folclóricos, religiosos e esportivos) que utilizam a arte como expressão.

Esquete tradiconal de palhaços com Terceira Margem e Circo Aloma
Poeta Pedro Marinho
Crianças integrantes da Cia do Riso de Abaeté apresentaram acorbacias
Mara Barroso, integrante do Sapere Arte de Dores do Indaiá, contou uma história sobre Chico Rei.

Zumba com Jefferson

Contra-dança Santa Efigênia
Malabares com Circo Aloma

Folia de Reis de Quartel Geral
De noite, a Cia Faminta de Teatro apresentou o espetáculo "Alice quem és tu" inspirado no texto Alice no País das Maravilhas de Lewis Carrol.






No dia 05/09 (sexta), integrantes do QG da Alegria, juntamente com Cristiano Pena e a fotógrafa Sueli Santos, fizeram uma visita à câmara dos vereadores para falar sobre assuntos relacionados à cultura. Um exercício de cidadania e amor pela cidade de Quartel Geral. 




BOM DESPACHO (dia 07/09)

O encontro foi realizado com integrantes do grupo de jovens Construindo Alegria, de manhã e de tarde, num espaço cedido pelo SESC de Bom Despacho.



Conversamos sobre uma ação artística que o grupo irá apoiar em outubro, no dia das crianças, na biquinha (bica de água onde antigamente as pessoas lavavam roupas). Levantamos músicas do repertório da cultura popular que falam sobre o tema...



 E ensaiamos duas cenas tradicionais de palhaço. Um grupo trabalhou a cena "As Lavadeiras"...



...e o outro trabalhou a cena "Equilibrismo" com roupas no varal.


Fizemos então uma experimentação aberta das cenas no clube do SESC.
Após cortejo com músicas da cultura popular...



Apresentamos as cenas, contando com a participação do público.






Depois, retornamos a sala para refletir sobre a experiência realizada e planejar a ação de outubro. 



E esta foi nossa viagem de setembro, com momentos de arte, trocas e aprendizados. Até a próxima!

----
Balanço
Cidades beneficiadas: Quartel Geral e Bom Despacho
Número de oficinas: 2 oficinas
Número de apresentações: 1 espetáculo e 3 intervenções
Número de pessoas: 32 participantes e 400 espectadores

Projeto Artesania Nômade
Patrocínio: ArcelorMittal BioFlorestas – Programa BioFlorestas em Cena
Incentivo: Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
Parcerias: Fundação AcerlorMittal Brasil, Prefeituras Municipais de Quartel Geral e Bom Despacho
Apoios: Ponto de Cultura Caravana de Artesania, Paróquia da Igreja Matriz, Evento "Cultura na Praça e SESC Bom Despacho
Realização: Teatro Terceira Margem

Caravana de Artesania é um Ponto de Cultura itinerante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário