Para começar o ano com o pé direito e esquerdo, e de corpo inteiro... encontramos em Abaeté no dia 22 de janeiro com os palhaços e as palhaças dos grupos de estudos da região centro oeste de Minas e também com os colegas queridos de outras regiões.
A ação fez parte do 9.º Encontro Geral dos Grupos de Estudos. Foi promovida pelo projeto Sapere Aude com apoio do projeto Artesania Nômade - ano II (patrocínio da ArcelorMittal BioFlorestas - Lei Estadual da Cultura MG), além de outros parceiros.
Tudo foi preparado com atenção e cuidado para receber os participantes do encontro...
O Grupo Coração de Ferro chegou de longe para participar.
Após um delicioso café da manhã, nos preparamos para o cortejo pelas ruas do bairro.
E lá vamos nós!!!
Após o almoço, começaram as apresentações dos grupos participantes.
Crianças de todas as idades acompanharam as cenas.
O Grupo Coração de Ferro foi presenteado pela pesquisadora Sula Mavrudis com a Coleção de Peças de Circo Teatro editada pela FUNARTE sob sua coordenação.
Palmas para os artistas e grupos participantes! Teatreco/Cia do Riso de Abaeté, Construindo Alegria de Bom Despacho, Agere´s de Dores do Indaiá, Sorriso Feliz de Martinho Campos, QG da Alegria de Quartel Geral, Cia O Salto de João Monlevade, Heloisa Dirce e família de Sabará, Cícero Silva, Circo Aloma, Sula Mavrudis e Pano de Roda de Belo Horizonte, Coração de Ferro da região Vale do Rio Doce e Luiz Fernando Sarmento do Rio de Janeiro.
O encontro contou com a presença do Secretário de Cultura de Abaeté Ktoco, da representante da empresa ArcelorMittal BioFlorestas Magna Valadares, além de lideranças culturais e comunitárias da cidade.
A Associação Pano de Roda recebeu os cumprimentos pelo trabalho através da fala da Flávia de Quartel Geral.
Heloisa Dirce falou sobre o calendário do Coletivo de Palhaças de Belo Horizonte.
Ao final, vivenciamos uma roda de Rede Comunitária de Cultura com orientação de Luiz Fernando Sarmento, articulador de redes do Rio de Janeiro (RJ).
E assim, finalizamos o Encontro, com muitas trocas, vivências e aprendizados.
Viva o Teatro, o Circo e a Dança, os fazeredores e apoiadores das Artes Cênicas!
Sigamos na luta. Viva, viva!!!
Em janeiro, de 20 a 25, aconteceu também a Oficina de Malabares em Martinho Campos (continuidade), com orientação do Circo Aloma e a participação de integrantes do grupo Sorriso Feliz.
Agradecemos os fotógrafos:
Christian Fagundes, Markus Camara, Deth da Gráfica e Pano de Roda
Ação em diálogo com o projeto Sapere Aude, aprovado no Fundo Estadual de Cultura MG
Projeto Artesania Nômade - ano III em Pompéu
Com patrocínio da empresa Agropéu pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, aconteceu em Pompéu o encontro de Rede Comunitária de Cultura, com orientação de Luiz Fernando Sarmento e a participação de Sula Mavrudis e integrantes da Pano de Roda.
Também estão acontecendo em Pompéu neste começo de ano diversas reuniões de pré-produção para elaborar o cronograma do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário