Com o patrocínio da Agropeú por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Artesania Nômade promoveu as seguintes atividades no 2.º semestre de 2017:
18 de Agosto - Espetáculos "Na Roda" e "Como a gente gosta"
De manhã, o Grupo Maria Cutia apresentou no teatro de arena do Centro Cultural Dona Joaquina o espetáculos "Na Roda" para crianças de escolas públicas da cidade e interessados.
Na plateia, alunos dos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) Valdelino Alves de Souza, Maria Áurea de Menezes do distrito de Silva Campos, alunos do CRAS e comunidade.
De noite, o espetáculo "Como a gente gosta" foi apresentado pelo Grupo Maria Cutia no mesmo local, dentro da programação do VII Festival Dona Joaquina do Pompéu.
5 de outubro - Espetáculo "Circenses"
O Grupo Circo Aloma (BH) apresentou o espetáculo "Circenses" CEIM Dr Osvaldo Alvares da Silva em Pompéu.
7 de outubro - Espetáculo "Bem Vindo"
O Grupo Off-Sina (Rio de Janeiro, RJ) apresentou o espetáculo "Bem Vindo" em Pompéu. A ação aconteceu no DAS - Departamento de Ação Social da Agropéu e fez parte das comemorações do Dia das Crianças. O acesso foi livre e gratuito.
28 e 29 de outubro - Espetáculo "Garrafada de raiz" e Encontro geral
No dia 28 de outubro, o grupo Borná de Xepa da Associação Viraminas (Três Corações, MG) apresentou o espetáculo "Garrafada de raiz" em Pompéu. Por causa da chuva, a apresentação que aconteceria na feirinha foi deslocada para a Escola Municipal Jacinto Campos, que estava em sábado letivo.
As saias giraram encantando a cena...
Músicas da cultura popular fizeram parte do repertório.
E o público acompanhou a tudo com atenção...
e participação!
Teve causos...
... e cantoria.
Até um simpático burrinho apareceu para alegrar a festa!
Quem gostou da apresentação levanta o braço! Rs...
No dia 28 de outubro, o grupo seguiu para Martinho Campos. Lá, foi feita uma mobilização cênica-musical na Escola Estadual Dr. José Gonçalves, onde estava acontecendo a Feira de Ciências e Cultura do ano de 2017.
E depois, no dia 29 de outubro, artistas de diversas cidades participaram de um Encontro geral em Martinho Campos. Estavam presentes integrantes de grupos de estudos teatrais de Martinho Campos, Abaeté, Dores do Indaiá, Pompéu e Bom Despacho, além dos artistas da Associação Viraminas de Três Corações e a equipe do projeto de Belo Horizonte. Foi feito uma roda de conversa para intercâmbio de informações e acompanhamento do processo de preparação para a apresentação do grupo Borná de Xepa da Assoc. Viraminas.
O espetáculo "Garrafada de raiz" foi novamente apresentado, desta vez na praça da Matriz.
O cenário já está preparado.
O colega NilSom prepara o equipamento sonoro, elemento importante nesta apresentação.
Os artistas testam o som. Tudo ok!
Agora sim: deu a hora, podemos começar!
O público começou sentado, assistindo a tudo...
Aos poucos, a animação foi contagiando...
E o público entrou na brincadeira!
Uma grande roda foi formada na praça.
Ao final, uma foto coletiva para comemorar o encontro. Viva!
30 e 31 de outubro - Oficina "Caderno de Memórias"
Nos dias 30 e 31 de outubro, aconteceu a Oficina "Caderno de Memórias" em Martinho Campos. A oficina abordou a oralidade, a valorização da cultura local e dos mestres, entre outros temas. Os encontros aconteceram na Escola Municipal Geraldo de Assis e contaram com a participação de profissionais da educação de Martinho Campos, do Povoado de Boa Vista, Povoado de Buriti Grande, dos Distritos de Albert Isaacson e Ibitira e também da Comunidade Indígena Kaxixó denominados do Capão do Zezinho.
Comemoramos a instalação de equipamento para os exercícios de aéreo.
Foi realizada uma experimentação no dia 11 de outubro no CRAS, em comemoração ao Dia das Crianças.
Experimentação no dia 24/11 no CEIM Dr Osvaldo Alvares da Silva
Balanço anual - 2017
Atividades: 1 oficina montagem de 50h, 7 vivências de sensibilização, 3 experimentações cênicas, 6 espetáculos, 2 encontros de Rede, 1 encontro teórico, 1 encontro geral e 4 exibições de filme
Cidades contempladas: Pompéu e Martinho Campos
Abrangência: 85 participantes (usuários do CRAS, estudantes, esportistas, professores e interessados) e 1.155 espectadores (de todas as idades e realidades sociais)Equipe envolvida: Pano de Roda, Circo Aloma, Grupo Maria Cutia, Grupo Off-Sina, Associação Viraminas, Luiz Fernando Sarmento, Sula Mavrudis, Markus Câmara e Ana Amélia Arantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário