29 de janeiro de 2021

Cartas de amor e esperança

O Ponto de Cultura Caravana de Artesania torna público a equipe convidada para a criação de vídeo-cartas que farão parte da programação virtual prevista no plano de trabalho aprovado na Lei Aldir Blanc MG - Edital de Credenciamento para Pontos de Cultura PJ.

Agentes culturais e lideranças comunitárias - por região

  • Vale do Jequitinhonha: Adriana Santos, Maria Duarte, Dilson Moreira, Leonardo Ortiz, Paulo Sidney
  • Centro Oeste: Deusdedith Rosa, Henrique Silva, Hilton Sanfona, Sueli Santos, Veida Séfora
  • Zona da Mata: Flávio Faria
  • Norte: Hermes Santos, Cássio Almeida
  • Central: Circo Aloma (Affonso Monteiro, Paula Monteiro e Max Monteiro)
Total: 14 microprojetos.

Também farão parte do processo de criação de vídeo-cartas:

Artistas profissionais e técnicos convidados

Dimir Viana, Flaviane Lopes, Márcio Gato, Revelino Mattos, Ronildo Prudente, Rosana Ferreira, Cícero Silva,  Juliana Floriano, Markus Câmara, Nilsom Dark, Thais Oliveira, Cristiano Pena, Jonh Welligton, Richard Riguetti , Lilian Moraes e Luciana Antunes 

Parabéns a esta equipe maravilhosa e bom trabalho!


8 de janeiro de 2021

Convite público para Criação de vídeo-carta

O Ponto de Cultura itinerante Caravana de Artesania, sediado em Belo Horizonte - MG, torna público o convite a agentes culturais e lideranças comunitárias atuantes nas regiões mineiras atendidas pelo Ponto – Vale do Jequitinhonha, Centro Oeste, Zona da Mata, Norte e Central – e integrantes da Rede Artesania para participar do processo criativo colaborativo “Cartas de Amor e Esperança” que resultará na criação de vídeo-cartas a serem compartilhados publicamente em plataformas virtuais e redes sociais.

Os vídeos-cartas terão a duração aproximada de 3 a 5 minutos e serão publicados no período de fevereiro a abril de 2021. O processo terá a orientação do diretor teatral Cristiano Pena e a assessoria técnica da Associação Pano de Roda. Esta ação constitui "Apoio a microprojetos de grupos culturais", conforme Plano de Trabalho aprovado no Edital 2 da Lei Aldir Blanc de Minas Gerais – Credenciamento de Pontos de Cultura PJ.

Para mais informações, favor entrar em contato: 

  • (31) 9 9997-6912 
  • contatoterceiramargem@gmail.com


6 de janeiro de 2021

Acorda Biju - Vídeo em homenagem a palhaçaria em tempos de pandemia


Uma pandemia que faz da arte cênica um exercício de resistência. 
Um espaço de circo teatro sendo erguido numa cidade do interior.
Uma atriz mãe de bebê retomando o treinamento. 

A artista vai despertando a palhaça... “Hoje tem espetáculo? Tem, sim senhor! Tem malabarismo, acrobacia e magia? Tem, sim senhor! E é tudo palhaçaria? É, sim senhora! Então, vai vai vai começar a brincadeira!!!” 

Em meio a ensaios, mamadas e álcool gel, surgem lembranças, sentimentos e questionamentos. Ah, que saudade de apresentar! E essa câmera... é possível estender a presença encantada do artista cênico até o gentil e respeitável público? Bom, a câmera limita algumas possibilidades mas também cria outras... Puxa, mas como despertar a graça nesses tempos tão... sem graça? 

Aos poucos, a palhaça desperta também a artista. Descubro que em tempos de sobrevivência, espetacular é ser honesta. Focar no essencial. Com um nariz de palhaça apenas é possível despertar o riso, a alegria, a esperança... E mais: arte gera saúde. Transforma dor em calor, tristeza em poesia e sofrimento em esperança. 

O mundo mágico do circo e do riso se reinventa e nos refaz como artistas. 

Concepção: Cristiano Pena 
Atuação: Júnia Bessa - Palhaça Biju 
Apoio: Associação Pano de Roda 
Realização: FUNARTE - Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo - Governo do Brasil Projeto contemplado pelo Prêmio Funarte RespirArte

4 de janeiro de 2021

Ponto de Cultura Caravana de Artesania fará programação virtual

 Com a grave situação de pandemia que estamos vivendo, nosso Ponto de Cultura itinerante  não pode viajar... Para reavivar as memórias da Caravana de Artesania, pensar o momento que estamos vivendo e sonhar com um futuro possível, convidamos artistas profissionais, técnicos parceiros, agentes culturais e lideranças comunitárias das regiões por onde a Caravana passou e integrantes da Rede Artesania para criar vídeo-cartas. Cartas de amor e esperança.

Como você está vivendo esse período de pandemia? Quais apreensões, aprendizados e esperanças? Uma viagem para dentro de si em diálogo com a sua comunidade e em conexão com o mundo. Inspirado na dramaturgia do encontro, esse processo criativo colaborativo terá a orientação de Cristiano Pena e a assessoria da Associação Pano de Roda.

Ao final, os vídeo-cartas serão compartilhados em plataformas digitais e redes sociais, buscando chegar (e transformar) o coração do gentil e respeitável público. 

Acompanhe aqui no blog a carta-convite para agentes culturais e lideranças comunitárias. Em breve!