6 de janeiro de 2021

Acorda Biju - Vídeo em homenagem a palhaçaria em tempos de pandemia


Uma pandemia que faz da arte cênica um exercício de resistência. 
Um espaço de circo teatro sendo erguido numa cidade do interior.
Uma atriz mãe de bebê retomando o treinamento. 

A artista vai despertando a palhaça... “Hoje tem espetáculo? Tem, sim senhor! Tem malabarismo, acrobacia e magia? Tem, sim senhor! E é tudo palhaçaria? É, sim senhora! Então, vai vai vai começar a brincadeira!!!” 

Em meio a ensaios, mamadas e álcool gel, surgem lembranças, sentimentos e questionamentos. Ah, que saudade de apresentar! E essa câmera... é possível estender a presença encantada do artista cênico até o gentil e respeitável público? Bom, a câmera limita algumas possibilidades mas também cria outras... Puxa, mas como despertar a graça nesses tempos tão... sem graça? 

Aos poucos, a palhaça desperta também a artista. Descubro que em tempos de sobrevivência, espetacular é ser honesta. Focar no essencial. Com um nariz de palhaça apenas é possível despertar o riso, a alegria, a esperança... E mais: arte gera saúde. Transforma dor em calor, tristeza em poesia e sofrimento em esperança. 

O mundo mágico do circo e do riso se reinventa e nos refaz como artistas. 

Concepção: Cristiano Pena 
Atuação: Júnia Bessa - Palhaça Biju 
Apoio: Associação Pano de Roda 
Realização: FUNARTE - Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo - Governo do Brasil Projeto contemplado pelo Prêmio Funarte RespirArte

Nenhum comentário:

Postar um comentário