1 de outubro de 2024

13.º Encontro da Rede Artesania em Senador Modestino foi um sucesso!


O 13.º Encontro da Rede Artesania foi realizado de 10 a 15 de setembro de 2024 na cidade de Senador Modestino Gonçalves. Artistas e grupos de dez cidades mineiras se encontraram para refletir, criar, apresentar e trocar experiências relacionadas às artes cênicas, atuação comunitária e temas afins.


Acompanhe cada momento desse encontro por meio das fotos e detalhes abaixo.

Dia 10 - Terça
Os artistas convidados foram chegando durante o dia e de noite fizemos uma reunião onde todos puderam se apresentar e conhecer 
mais sobre a proposta do Encontro. Para ficar bem aconhegante, esse momento contou com uma deliciosa mesa de lanches preparada com carinho pelo colega Dilson e com quitandas especiais feitas pela colega Adriana do Vale do Jequitinhonha. Fagner, conhecido como "Clone", esteve presente representando a Secretaria municipal de cultura.




Dia 11 - Quarta
De manhã, visitamos dona Irene, Igreja Nossa Senhora do Rosário, dona Terezinha e dona Geralda. Conhecemos várias histórias e causos da comunidade de Senador.


forno da Dona Irene




De tarde, apresentamos no Domicílio asilar São Vicente de Paula, começando com um cortejo pelas ruas. 





O público ouviu atento uma história sobre memória, músicas da cultura popular (sugerindo algumas canções também) e ainda participou de uma ciranda ao final.






De noite, aconteceu a Roda de conversa sobre “A estética do Oprimido – perspectiva deliberadamente decolonial” com Dimir Viana no Galpão do produtor rural. Analisamos imagens que ilustram a história do nosso povo brasileiro, reconhecendo situações de opressão e ao final participamos da dinâmica "qual é o seu lugar?" inspirada na Estética do Oprimido de Augusto Boal.




Dia 12- Quinta
De manhã, apresentamos para os alunos da Escola Municial Judith Canuto e da educação infantil. As crianças se encantaram com os números de acrobacia, dança, contação de histórias e músicas da cultura popular, finalizando com uma grande ciranda. Por ser de manhã, conseguimos dar oportunidade para que várias crianças da zona rural pudessem assistir a apresentação cênica, algumas pela primeira vez! Por esse motivo recebemos agradecimentos tanto da equipe da educação quanto dos alunos.





De tarde, passamos na praça para preparar para a apresentação do dia seguinte. Verificamos a posição do sol e da sombra para posicionar melhor as cadeiras do público. 


De noite, houve a Roda de conversa sobre “Acessibilidade em projetos culturais” com Laís Velano no Galpão do produtor rural. Apredemos sobre inclusão, legislação, desafios e possibilidade para atender melhor as pessoas com deficiência (PcDs). Durante a conversa ninguém pôde ir ao banheiro, algumas pessoas ficaram sem ver, outras sem óculos, outras sentadas em posições desconfortáveis - como uma forma de compreendermos mais sobre a realidade das PcDs.


Exposição de livros sobre como incluir pessoas com diversos tipos de deficiência


Dia 13 – Sexta
De manhã, ensaiamos as músicas da apresentação e de tarde, apresentamos na Praça da Cavalhada para alunos da Escola Estadual Darcília Godoy. As atrizes do grupo Gabirobas do Cerrado apresentaram a cena "Jardim de estrelas" e logo após, cantamos músicas da cultura popular contando com a animação do palhaço Atchim.


Laís Velano (de azul) fez a interpretação em libras




De noite, aconteceu a Roda de conversa sobre “Políticas públicas de cultura e o protagonismo do agente cultural”com Ronildo Prudente no Galpão do produtor rural. Aprendemos sobre politicas públicas de cultura como a Lei Paulo Gustavo e a Politica Nacional Aldir Blanc e também sobre Conselhos municipais. Também trocas experiências sobre a realidade cultural de vários municípios, incluindo Senador Modestino Gonçalves.



Dia 14 - Sábado
De manhã, ensaiamos as músicas e cenas da apresentação. 


D
e tarde, recebemos o convite da dona Irene, moradora da cidade, para tomar um café. De lá, fomos para a praça para testar o som e arrumar para a apresentação.

canto de agradecimento para dona Irene

De noite, apresentamos novamente na Praça da Cavalhada. Foi uma apresentação delicada e interativa, com contação de histórias, danças, palhaçaria e músicas da cultura popular. Também teve uma emocionante homenagem feita pelo grupo Saberes e Tradições da beira do Vale do Jequitinhonha a multiartista Juliana Floriano, integrante da Rede Artesania que foi encantar as paisagens celestes...  Ao final, crianças e adultos se juntaram numa divertida ciranda.


Laís Velano (de laranja) fez a interpretação em libras






Dia 15 - Domingo
De manhã, fizemos uma reunião interna para avaliação do encontro e planejamento de ações futuras. Colegas das cidades de Três Corações, Leopoldina e Serro se ofereceram para abrigar o próximo encontro da Rede Artesania. 
E com o coração cheio de alegria, nos despedimos sonhando com os encontros realizados e as próximas aventuras.




Fotos: Markus Câmara e Dilson Moreira

Agradecemos ao Ministério da Cultura, Governo de Minas, Prefeitura Municipal de Senador Modestino Gonçalves,  equipe do projeto, artistas convidados, espectadores e participantes das ações de formação e intercâmbio, prestadores de serviço e apoiadores. Gratidão.

Seguimos irmanados embalando nossa querida Rede Artesania. 
E que venha o próximo encontro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário