26 de junho de 2011

Oficinas Montagens: Encontro Roda de Palhaços em Santos Dumont

Ministério da Cultura e Dow Corning, em parceria com Fundação ArcelorMittal e Prefeitura Municipal de Santos Dumont iniciou em junho o projeto “Oficinas Montagens” com encontros, trocas artísticas e experimentações cênicas nas áreas de: arte de palhaços, teatro de rua e teatro em espaços alternativos.

A primeira atividade foi a Roda de Palhaços que aconteceu do dia 24 a 26 de junho com a participação de 25 pessoas, entre jovens estudantes, arte educadores, crianças e pessoas interessadas. O encontro foi orientado por Cristiano Pena do Teatro Terceira Margem e contou com a participação dos artistas convidados: Júnia Bessa, Luba Oliveira, Markus Câmara, Mônica Andrade, Rogéria Lepesqueur e Zildo Flores.

Na sexta aconteceu uma reflexão conceitual sobre a arte de palhaços. No sábado de manhã, foi realizada uma intervenção no calçadão e à tarde foram realizados exercícios e criação de cenas. No domingo, os participantes experimentaram as cenas na feira do centro. O acontecimento gerou surpresa, encantamento e risadas tanto das pessoas que passavam pela feira quanto dos feirantes que pararam um pouco para apreciar o teatro.

Participantes: Elisângela Silva da Fé, Cléria Maria de Araújo, Denisia Souza, Elaine Alvim, Guilherme Barreto, João Pedro Braz, Roberta Costa da Silva, Andressa Costa da Silva, Yuri Deslandes, Isadora Santos, Caroline Miranda, Neusa Saldanha, Terezinha de Souza, Lara, Cauã Ramos, Andréa Esteves, Maria Olinda Pereira, Anna Paula Lopes, Landa Dias Machado, Rodrigo Nascimento, Rosangela Flores e Joana Flores.

Intervenção cênica no calçadão com Fanfalhaça e artistas convidados

 Participantes experimentam cenas na feira

Participantes da Roda de Palhaços

Veja álbum de fotos aqui.

Agradecemos Andréa Esteves, Cleyre Ramos e Elaine Faria 
pelo apoio no registro fotográfico. 

20 de junho de 2011

Caravana de Artesania em Governador Valadares (1.º ano)


O Ponto de Cultura Caravana de Artesania esteve na cidade de Governador   Valadares de 08 a 19 de junho de 2011. Momentos de trocas sutis e profundas, interação com cotidiano local e reflexões político-sociais. Dialogamos com artistas integrantes do Coletivo Território do Avesso e do Ponto de Cultura Roda e Cidadania, artistas de grupos de teatro, arte educadores, funcionários públicos, lideranças comunitárias e  estudantes - pessoas engajadas, motivadas e motivadoras na arte e na cultura.


As intervenções urbanas tiveram como base a Praça dos Pioneiros, partindo depois para feira do bairro de Lourdes, ruas do centro e evento Açucareira Viva. Iniciamos o processo criativo com exercícios corporais e vocais a partir das bases da capoeira e do repertório artístico dos participantes. Criamos e experimentamos 2 roteiros de teatro de rua: um cortejo cênico-musical com breves cenas e outro roteiro de 40 min. com cenas inspiradas no tema "o casamento da palhaça". Interagimos com pedestres, motoristas, comerciantes, artesãos, feirantes, população em situação de rua  e participantes de eventos, sempre buscando o contato vivo e verdadeiro com o respeitável público da cidade. Falas de expectadores:  "Vim aqui pra me distrair, estava estressada e agora estou saindo com o coração mais leve. Obrigada. "Faço uma oração que fala dos artistas e hoje tive a oportunidade de encontrar com vocês. Continuem alegrando a todos." "Havia um ano que não tinha teatro na feira, adoro teatro, estava aguardado este re-encontro" (feirante). "Vocês transformaram meu dia. Agradeço vocês de coração, foi muito especial" (Carmosina Santana, catadora de materias recicláveis).




Nos encontros da Rede Comunitária de Cultura compartilhamos aprendizados, reflexões e perplexidades... Vimos os princípios e fundamentos da rede: horizontalidade, envolvimento, ações concretas e inclusão. Falamos sobre relações humanas, redes virtuais, sustentabilidade e desafios, privatização dos espaços públicos, profissionalização e questões trabalhistas a partir de experiências vivenciadas em diversas redes. "Esse pessoal tá com um papo muito legal" (Sérgio Amâncio, ativista e colaborador da Caravana). Disponibilizamos livros e vídeos sobre os temas debatidos. Também recebemos convites para articular ações da Caravana com eventos locais, possibilitando uma integração maior com o cotidiano da cidade.


Na área de Arte e Educação, fizemos um encontro reflexivo e prático sobre o tema, além de visitar 4 escolas da cidade: Creche Brilho de Turmalina e Instituto Nosso Lar (b. Turmalina), CMEI Rubens do Amaral e E. E. Carlos Luz (b. Carapina). Realizamos intervenções cênicas e interagimos com alunos, professores, funcionários e pais da comunidade.



O encontro criativo Roda de Palhaços se inspirou no costume dos valadarenses em utilizar bicicletas como meio de transporte. Foi proposto então o 1.º Passeio Ciclístico de Palhaços! A ação reuniu palhaços experientes e iniciantes, de BH e de Valadares, que saíram da Praça do Coreto, passando pela Praça dos Pioneiros (com calorosa recepção dos presentes) e finalizando no Mercado Central.Tivemos cobertura da rede InterTv e boa receptividade do público, que se divertiu com o acontecimento inusitado.




A Caravana também realizou: visita a cidade de Alpercata que receberá a Caravana em 2012; visita ao Circo Transglobo em Periquitos, com carinhosa recepção pelos artistas bahianos e mineiros que abriram suas portas e lonas; visita ao camarada Rossini Rodrigues que cedeu sua casa, que fica numa ilha do Rio Doce, para lavarmos nossas roupas; contato com o trabalho da Associação das Artesãs Força e Vida de Tumalina; visita ao artista profissional Silvestre Oliveira (Palhaço Fofoquinha); intervenção artística na Estação de Trem para receber artistas colaboradores da Caravana; participação no Sarau Poético organizado por Marcelo, integrante do Insituto Psi.


Participantes: Amanda Nunes, Bruno Santana, Cristiano Pena, Ivana Lage, Júnia Bessa, Jusceli Cândido, Leonardo Rocha, Luba Oliveira, Mariana Ribeiro, Nelson dos Santos, Rogéria Lepesqueur, Sérgio Amâncio, Thiago Lopes, Tom Lourenço e Wesley Edy.

Público abrangido: aproxim. 4.300 pessoas, de todas as idades e realidades sociais

Acesse reportagem na Tv Globo, clicando aqui.

Veja álbum de fotos, clicando aqui.


5 de junho de 2011

Roda de Palhaços: Quartel Geral - clipping e resumo

Prefeitura de Quartel Geral divulga o Blog Ideario.

O site Dzai, do Grupo Uai, um dos portais mais acessados no centro-oeste mineiro divulga as ações da Roda de Palhaços em Quartel Geral: 
http://www.dzai.com.br/jornalistaana/noticia/montanoticia?tv_ntc_id=50660

E aqui também:
 http://www.dzai.com.br/jornalistaana/noticia/montanoticia?tv_ntc_id=50859

O jornal "O Tempo" online destaca a apresentação da Roda de Palhaços em Quartel Geral.

E mais matérias que saíram na imprensa: 

Para ver álbum de fotos, clique aqui.
Público Abrangido: aprox. 300 pessoas


A chegada

 Visita aos estudantes da cidade.
 Para todas as idades.
Domingo, 05 de junho, pela manhã.
 Titetê (Cícero Silva).
 Que linda gargalhada...valeu a pena!
 Os amigos de Dores do Indaiá também participaram do espetáculo em Quartel Geral.










Por Ana Lúcia Lopes e Júnia Bessa

Roda de Palhaços: Quartel Geral: Encontro

A 27.ª Roda foi super bacana.
As ações aconteceram de 2 a 5 de junho de 2011, no Salão Paroquial da Ig. da Matriz, escola e praça da Matriz. Artistas convidados se encontrando, atuando e trabalhando juntos... 
Muitos participantes! Crianças e também jovens e adultos. Momento de cada um descobrir o artista que há no interior, na alma, no riso e no coração. Técnicas de comunicação com o público e posicionamento do corpo. Criação do roteiro para o espetáculo. 
O público compareceu, o tempo colaborou, tudo certo. 
Boas recordações!...

1.º dia

A chegada na cidade que foi palco da Roda de Palhaços nestes primeiros dias do mês de junho de 2011 - Quartel Geral.  Expectativa, emoção, curiosidade... tudo junto, várias emoções em um só instante. E, claro, a curiosidade por conhecer os participantes da oficina. Os primeiros encontros em Quartel Geral. A cidade que recebeu a Roda de Palhaços de braços abertos com carinho e atenção.



Uma conversa descontraída com os participantes.


2.º dia 

Cristiano Pena e os atores do Teatro Terceira Margem e convidados, Júnia Bessa, Cícero Silva, Mônica Andrade, Miguel Safe, Thiago Dornellas, Luba Oliveira e Luciano Antinarelli, deram um giro por Quartel Geral. Visitaram escolas, prefeitura, praça e moradores para o convite do grande espetáculo do domingo, 5 de maio. Todas as idades se divertiram, sorriram e deram G-A-R-G-A-L-H-A-D-A-S! Vamos conhecer Quartel Geral e sua gente? Vamos, sim!!!


A nossa música não pode faltar!


E, lá vamos nós! Acabamos de sair da pensão e seguimos pelas ruas da cidade!


Corre Biju, vamos visitar os estudantes hoje!




Titetê (Cícero Silva) dá um "alôzinho" nas ruas de Quartel!








 Todas as idades são contagiadas pela alegria dos palhaços!



 Olha que linda ficou a praça após a reforma!


3.ºdia

Os participantes estavam extremamente empolgados e envolvidos!



A escolha do figurino

Oficina, ensaio, teste, correções, risadas e agora...por último, mas importantíssimo: o figurino.
Sim, este item fundamental para fazer o espetáculo brilhar!




4.º dia

Apresentação

Domingo, 5 de junho, manhã com "ventinho" gelado, mas com um sol muito amigo de todos em Quartel Geral. Este foi o dia marcado para a apresentação do espetáculo na Praça da Matriz, logo após a missa. O palco:  a praça. O teatro: ao ar livre, com um céu azul!
Quartel Geral foi uma apresentação especial, pois contou também com a participação de alguns integrantes da Oficina de Palhaços da cidade vizinha, Dores do Indaiá. A manhã foi um baile para o casamento de Rapi e Titetê. Todos foram convidados para este casamento!
Aqui, a arte de sorrir e fazer rir! 


Eis aqui, palhaços de Quartel e de Dores do Indaiá.


O espetáculo, Roda de Palhaços, possui o patrocínio da ArcelorMittal BioFlorestas. Desiane de Carvalho da ArcelorMittal esteve presente na apresentação desta manhã de domingo.


Tânia Araújo, Setor de Cultura de Quartel Geral, realizou um importante apoio, 
bem como a Prefeitura Municipal de Quartel Geral.


O público foi muito especial e participativo.




 Todos as gerações estiveram presentes e todos puderam desfrutar de boas gargalhadas.




 Aí estão eles, nos bastidores, nos últimos retoques do roteiro e concluindo a maquiagem.












Agradecimento aos palhaços participantes:
Tchano (Cristiano Pena), Bijú (Júnia Bessa), Rapi (Luba Oliveira), Titetê (Cícero Silva), Overlock (Mônica Andrade), Bambulino (Miguel Safe), Chaveirinho (Thiago Dornellas) e Guimba (Luciano Antinarelli).


E a oficina de aprofundamento continua durante toda esta semana, de 6 a 10 de junho.