23 de julho de 2011

Oficinas Montagens: Arte de Palhaços em Santos Dumont

Estamos aqui em Santos Dumont, terra do pai da aviação. Em junho, fizemos um vôo "arrazante" realizando a 27.ª Roda de Palhaços. Contamos a experiência no antigo blog Ideário (dentro do site http://www.teatroterceiramargem.art.br/). Veja a turma bacana que encontramos aqui! 


Agora em julho, nosso vôo será a Oficina Montagem Arte de Palhaços com Cristiano Pena, Júnia Bessa e convidados(as). Começamos na quinta, dia 21/07. Re-encontramos com participantes da Roda de Palhaços de junho e conhecemos novos colegas.


Estão todos animados para conhecer, aprender e experimentar esta arte. Então, vamos começar! Alongar o corpo, limpar o espaço... (limpar o espaço? Pois é, Cristiano explica que organizando o que está fora organizamos também o que está dentro. Então, s´imbora catar lixo no chão!), mexer o esqueleto, usar a musculatura, movimentar, espantar o frio, abrir as articulações, abrir espaços, dilatar nossa presença! 
 

Na sexta, dia 22/07, chegou a figurinista Mônica Andrade, que vai ajudar na criação dos figurinos. Mas antes vamos aquecer de novo o corpo. Re-lembrar o que aprendemos e fazer novas descobertas: equilíbrio no espaço, plano alto, médio e baixo, corpo lúdico, ampliar a voz... 


Tudo isso pra entrar em cena!

E que tal uma olhadinha nos figurinos? Afinal, amanhã será um dia para "pintar e bordar", literalmente!

No sábado de manhã, criamos um horário extra para ver detalhes do figurino. 


Enquanto isso, Cristiano Pena dá entrevista na rádio Cultura, Júnia Bessa escreve estas linhas, Cleyre Ramos e Elaine Faria tiram fotos.  Uma equipe bacana, trabalhando junto pra dar tudo certo. À tarde, todos trazem os figurinos. Mãos à obra!

 Ficou curioso(a) pra ver o resultado?


A gente gostou tanto que fomos para as ruas, para ver se as pessoas gostavam também.


Durante o passeio, encontramos com passageiros...



... crianças...


Paramos para descansar...



Seguimos para a feira...



E retornamos para a sala. É, pelos olhares e sorrisos do público, o figurino ficou aprovado! Amanhã começa um novo vôo: construção de cenas.


Participantes: Andressa Costa da Silva, Anna Paula Lopes, Cristiano Pena, Daniela Couto, Guilherme Barreto, Isadora Santos, João Pedro Bráz, Júnia Bessa,  Luciana Mendes, Mônica Andrade, Monique Costa, Natália Machado, Pedro Henrique Andrade, Roberta Costa, Wellington Ribeiro, Wesley Sardinha, Yuri Deslandes e Vanda Machado. Agradecemos Cleyre Ramos e Elaine Faria pelo apoio no registro fotográfico.

Estas ações são realizadas pelo Teatro Terceira Margem e Ministério da Cultura com o patrocínio da Dow Corning através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoios da Fundação ArcelorMittal e Prefeitura Municipal de Santos Dumont

15 de julho de 2011

Roda de Palhaços: Abaeté - Clipping e Depoimentos

Clipping

Entrevista na rádio


Cristiano Pena, da Roda de Palhaços e Rhenan Moreira, participante das oficinas da Roda, estiveram na Rádio Liderança de Abaeté em entrevista com o locutor Ítalo Bordoni e o diretor artístico, Darley Nogut.


"O Tempo" divulga a Roda de Palhaços em Abaeté.



O site Dzaí do Portal Uai divulgou a Roda de Palhaços em Abaeté/MG.



Depoimento de artistas participantes:

Mônica Andrade (Palhaça Overlock)


Thiago Araujo (Palhaço Pindaíba)



O depoimento da participante, Maria de Lourdes Mendes Santos, Abaeté, revela a essência da arte da palhaçaria. O resgate de histórias e momentos vividos. Momentos que foram bons, momentos que deixaram saudades. A vida anda, dá voltas, mas as lembranças permanecem. Muitas vezes é necessária uma interferência para a saudade voltar. Neste caso, um interferência artística para reviver os momentos saudosos... 

Por Ana Lúcia Lopes

14 de julho de 2011

Roda de Palhaços: Abaeté - Oficina de Aprofundamento

As atividades da "Roda de Palhaços em Abaeté" continuam...
De 11 até o dia 14 aconteceu a oficina de aprofundamento. Na sexta-feira, dia 15, na Praça da Prefeitura houve o contato do grupo com o público novamente.

Confira um pouco destes momentos de estudos. Três pontos importantes: aquecimento físico e vocal, concentração e conhecimento do corpo, limites e descoberta de novas possibilidades. Além, claro, a comunicação com o público e a postura corporal nas cenas.











Criação de cenas

Cada grupo apresentou aos colegas de oficinas as ideias de cenas. 
Cada uma será aperfeiçoada e até mesmo modificada, conforme troca de opiniões entre os participantes. Um verdadeiro estudo de cena.





Por Ana Lúcia Lopes

10 de julho de 2011

Roda de Palhaços: Abaeté - Encontro 1º Encontro geral

As oficinas da Roda de Palhaços que estão acontecendo em Abaeté desde 6 de julho proporcionam aos participantes um aprendizado e um conhecimento dos movimentos possíveis do seu corpo. A comunicação com o público através de um simples movimento também é articulada. Entre as lições que foram ensinadas está a orientação de que estar diante dos olhos do público não é necessariamente falar algo, mas "estar" presente, "estar" inteiramente no local. A questão de atrapalhar do palhaço, ou seja, o palhaço atrapalhado não é desorganizado, por isto as oficinas: para mostrar que o palhaço, antes de tudo é um atrapalhado organizado. Isto mesmo! A todo momento o palhaço deve perguntar para si: "por que estou aqui, o que posso aprender e ensinar aqui?" 


Também, durante esta oficina o grupo foi divido em quatro subgrupos para melhor desenvolver os trabalho.Cada subgrupo apresentou a sua ideia inicial de cena para os demais colegas e a partir daí montar o grande espetáculo. Tudo isto: estudo, desenvolvimento, figurino e comunicação em três dias. Uma verdadeira lição de tempo, vida e de arte do palhaço, que é muito organizado. Os grupos estão concentrados em salas e estudam, em detalhes, a cena que irão apresentar ao público no domingo.




As trocas de informações continuam...



 Cristiano Pena convida todos os grupos para se organizarem, agora, cada grupo irá apresentar a ideia de cena para os demais participantes. Um primeiro exercício do que será a apresentação do próximo domingo ao público.




 No final da noite, uma conversa com o grupo. Cada um irá analisar, no próximo dia, o tempo de cada música, as cenas e trará o sugestão de figurino.



Por fim...novamente um exercício de alongamento. O corpo e as articulações de um palhaço são tratados com carinho, deles depende toda a sua arte.


Uma visita de palhaços

Na manhã do dia 8 de julho, sexta-feira, os atores, que estão participando da Roda de Palhaços em Abaeté, realizaram visitas aos colégios da cidade. Foram momentos de interagir com as crianças e até mesmo com os professores. Foi, simplesmente, contagiante.







 Oh, oh, assim não!!!
 Ah, agora sim!
 A sinceridade de toda criança!

Muito especial esta visitação! Momento de ter um contato bem próximo com o público infantil e adulto.
As professoras contaram que há alunos que moram na zona rural e viajam, ainda de madrugada, para chegarem na escola e estudar.


A apresentação

O sol surge com seus primeiros raios e com eles brilham os sorrisos e a expectativa dos participantes da Roda de Palhaços em Abaeté. Este domingo não foi mais uma apresentação da Roda no centro-oeste mineiro. Não, não! Foi O domingo, A apresentação e COM OS participantes das QUATRO rodas.
Isto mesmo, em Abaeté a Roda de Palhaços conseguiu reunir os participantes das oficinas da cidade e contou com a presença dos participantes de Dores do Indaiá, Quartel Geral e Martinho Campos.
Antes de mais nada, a maquiagem e o figurino. 

A preparação para a apresentação ao público

Novos amigos se formaram...


Novas caras e bocas surgem...


O grupo é grande e a colaboração também...


Os detalhes falam muito na vida do palhaço. Um risco na sobrancelha, uma cor nos lábios já resolvem...
O mais importante é como esta face irá se expressar. Sutileza vale muito.


As amigas de Quartel Geral se esquentam ao sol da linda praça...


Novos amigos: de Dores do Indaiá,  Martinho Campos e Abaeté e tem lugar para mais...


Momentos antes de apresentação ao público, os atores e os novos palhaços de Abaeté, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Quartel Geral se concentram e verificam os detalhes de cada cena.

Esticar, alongar...

As expressões faciais...



Nesta foto há palhaços de todas as cidades... uma verdade interação que a arte proporciona.


E, vamos ensaiar...



Dia 10 de julho, domingo, 10 horas da manhã, aconteceu a apresentação da Roda de Palhaços em Abaeté, com o patrocínio da ArcelorMittal BioFlorestas, através da Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Prefeitura local.
Assim, encerra-se este primeiro momento da Roda de Palhaços no centro-oeste mineiro.
A manhã contou com a participação de estudantes da Roda das cidades de Dores do Indaiá, Martinho Campos e Quartel Geral.
A cidade recebeu de braços abertos os palhaços e a Praça da Prefeitura foi o palco desta vez.
Lá estava o público, protegidos por sombras de árvores históricas e que compunham o cenário. Uma verdadeira Roda de Palhaços se formou. O público se envolveu e ficou muito presente.
Ali estavam os palhaços: "de sapatos longos ou furados, de calças largas ou curtas", de risadas, de gargalhadas, de histórias e mais histórias.
Os palhaços...
Início do espetáculo.
A banda toca...



O palhaço que há e a descoberta do ridículo em cena.
A arte de ser ridículo, a arte de se fazer ridículo...

O público...







O desenvolvimento das quatros cenas preparadas durantes as oficinas...







Por Ana Lúcia Lopes