6 de outubro de 2011

Oficinas Montagens: Teatro de Rua em Santos Dumont

De 29 de setembro a 2 de outubro de 2011, estivemos em Santos Dumont, terra do pai da aviação. Em julho, viajamos pelo mundo do “gracioso” através da Oficina Montagem Arte de Palhaços. Desta vez, a viagem foi na Oficina Montagem Teatro de Rua, abordando o mundo do “grandioso”.


Como piloto desta aventura, o diretor artístico Cristiano Pena. De co-pilotos e co-laboradores, Júnia Bessa, Mônica Andrade e Tirana Cia de Teatro. Como passageiros e participantes deste vôo, pessoas de todas as idades entusiasmadas com a experiência de criar e se expressar através do teatro.


Quer conhecer mais sobre esta viagem?

O “embarque” aconteceu no clube Tangará. Para aumentar os horários disponíveis, foram criadas duas turmas: uma de tarde e outra de noite. Para aquecer os motores da criação: óleo nas articulações, muita música, dança, capoeira e poesia.




Nas palavras do cenopoeta Ray Lima:
“A rua é o alicerce de todas as artes”.





 




Monica Andrade chega para instigar a visão dos participantes sobre a questão do figurino.








E a viagem prossegue em novas paisagens. Na escola estadual Vieira Marques, aproveitamos o feriado da cidade para movimentar o corpo, ver imagens, criar figuras e arriscar uma saída pelos arredores da escola.




 Ao final de cada encontro, uma roda para refletir e trocar visões sobre o que foi vivenciado, seguida de um delicioso lanche comunitário.

No final de semana, a Tirana Cia de Teatro chega para contribuir com o encontro e apresentar o espetáculo de rua: “O Cabloco Zé Vigia”.Antes, os participantes da oficina fazem um cortejo pelas ruas da cidade, convidando as pessoas para a apresentação.


 Nesta história de cordel, Salomé era a moça mais bonita da cidade,
disputada por dois valentões do nordeste: o caboclo Zé Vigia e o Zé do Cangaço.



 O espetáculo teve bom...! E o público aprovou o acontecimento,
contribuindo com palmas e com o chapéu do artista de rua.


Ao final do dia, todos foram convidados para um passeio na cachoeira,
como um momento de integração. Na manhã seguinte, os participantes da oficina se uniram aos artistas da Tirana Cia de Teatro para fazer um belo cortejo que passou pela feira...


...e seguiu para o calçadão, onde foi encenada 
mais uma bela apresentação do espetáculo de rua.

  


 Ao final desta jornada, aterrissamos no centro cultural para uma conversa sobre a próxima viagem, prevista para novembro, com o tema “Teatro em espaços alternativos”.


Afinal, o futuro da arte está em nossas mãos!


Agradecemos aos artistas, participantes e apoiadores:
Aila Gomes, Andressa Costa, Anna Paula Lopes, Caroline Miranda, Cristiano Pena, Gabriel Honorio, Guilherme Barreto, Isadora Santos, João Pedro Bráz, Júnia Bessa, Larissa Honorio, Marcela Ferreira, Mariana Oliveira, Marina Reis, Mônica Andrade, Natália Machado, Pedro Henrique Andrade, Pedro Paulo Lourenço, Raiama Esteves, Roberta Costa, Terezinha de Souza, Thiago Gonçalves, Wellington Ribeiro, Vanda Machado e também: Tirana Cia de Teatro (Anair Patrícia, Daniela Rosa, Jonas Filho, Juliene Lellis, Kely de Oliveira e Luciana Araújo), Cleyre Ramos e equipe da Pousada Vila Dumont.

Estas ações fazem parte do projeto “Oficinas Montagens” promovido pelo Ministério da Cultura e realizado pelo Teatro Terceira Margem com patrocínio da Dow Corning - Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoios da Fundação ArcelorMittal e Prefeitura Municipal de Santos Dumont .

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário