6 de fevereiro de 2012

Caravana de Artesania em Juiz de Fora e região (2.º ano)

Iniciamos o 2.º ano da Caravana de Artesania, cheios de vontade de aprofundar as dinâmicas descobertas, radicalizar (ir na raiz) da situação de estar-em-viagem e encarar/superar (no passo-a-passo) os desafios do processo.

Nossa primeira viagem em 2012, como Caravana de Artesania, foi para Juiz de Fora. A última vez em que estivemos na cidade foi em dezembro, apoiando as comemorações do Dia do Palhaço promovidas pelo Espaço Mescla. Também estivemos na cidade em novembro, integrando ações de outros projetos da Associação Teatro Terceira Margem.

Na quinta (dia 2/02) à noite, re-encontramos no Parque Halfeld com colegas das artes e conhecemos mais pessoas tocadas e interessadas pela arte. Após experimentar diversos tipos de malabares com a orientação de Lais de Oliveira e Thais Oliveira (integrantes da Caravana), iniciamos uma roda de conversa onde surgiram convites e articulações para realização da programação artística. Ao final, esboçamos um roteiro artístico a partir de situações que surgiram nos exercícios.



Na sexta (dia 3/02) de manhã, fomos novamente para o Parque Halfeld. Contando com a participação de jovens estudantes do Circo Escola Carequinha, colocamos em prática o roteiro esboçado no dia anterior. A TV Panorama esteve no local, registrando o momento final da intervenção.




À tarde, fomos para o Circo Escola Carequinha. Fizemos uma roda de conversa sobre elaboração de projetos culturais com orientação de Ana Amélia Arantes (produtora cultural de BH). Quantas trocas, emoções e aprendizados!



No sábado (dia 4/02), fizemos a intervenção Rua de Artesania no Parque Halfeld. Vieram como público algumas pessoas que viram a matéria da TV e também alguns colegas da cidade, que atuaram na apresentação. Momentos mágicos de encantamento, sensibilidade e criatividade.





À tarde, fomos novamente para o Circo Escola Carequinha, continuando o bate papo sobre elaboração de projetos e gestão cultural. A escola ganhou o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo e em breve terá uma nova lona. As aulas no circo começam em março!




No domingo (dia 5/02), fomos para o acampamento Dênis Gonçalves, ligado ao Movimento dos Sem Terra. Foi um encontro muito bom. Apresentamos uma intervenção cênica-musical, que foi bem acolhida pela comunidade, e depois fomos para uma tenda onde a arte educadora Polyana Ribeiro ensinou a fazer peteca (surgiu até um pedacinho de uma música sobre peteca!).















 


Cristiano Pena puxou uma brincadeira de pular corda e as gêmeas Thais e Lais orientaram a experimentação de malabares. Teve também contação de história com a boneca “Maria Calunga” e Júnia Bessa trouxe alguns livros e vídeos para mostrar e doar à comunidade. Almoçamos com a comunidade (que delícia!), que nos ofereceu presentes. Palmas para essa brava comunidade que é tão sensível mesmo diante de tantos desafios!







   

Agradecemos aos artistas e participantes da Caravana: Antonio Celestino, Alessandra Rizza, Ana Améilia Arantes, Ana Julia Toledo, Bianca Leite, Cristian Lacerda, Cristiano Pena, Davidson Lopes, Demetrius Lopes, Dolor Pereira, Domingos Netto, Guilherme Gravina, Gustavo Neri, Júlia Guerra, Júnia Bessa, Lais Oliveira, Laura Daibert, Larisse Lúcia, Liliane Vidal, Ludmila Bandeira, Luiz Carlos, Cosme Pataxó, Poliana Ferreira, Polyana Ribeiro, Sandra Stevanovik, Thais Oliveira, Valdir Alves e Willie Broriel. Agradecemos também a equipe do Hotel Robleville.


Na segunda (dia 6), fizemos uma intervenção artística na Escola Municipal CAIC Rocha Pombo, a convite da arte educadora Bianca Leite. Rafael Bertolaccini (Palhaço Trevolino) veio do Rio de Janeiro para colaborar com a Caravana. Bem vindo, colega! Era o dia de “volta às aulas” e lá encontramos com estudantes de teatro da escola e palhaços do Espaço Mescla, todos convidados para o evento e também o Júlio, que participou da Roda de Palhaços e nesse dia estava assumindo a direção da escola. 






À noite, visitamos o Espaço P&B, a convite de Fabrício Sereno (prof. da escola e palhaço) e Polyana Ribeiro (estudante de teatro). Aprendemos quedas e cascatas com orientação de Rafael Bertolaccini, exercícios de biomecânica com Fabrício Sereno e acrobacias com orientação de Cristiano Pena. Trocas, aprendizados e muitas risadas!








No caminho, achamos uma sacola com retalhos de panos, jogada na rua. Claro que levamos para casa, já pensando nos incríveis figurinos e adereços artesanais em que os panos podem se transformar!


Uma parte foi doada ao bazar beneficente do Grupo Espírita "Seareiros de Cristo".


Na terça (dia 7), foi o dia do descanso: lavar roupa, fazer produção, pesquisar malabares na internet... ah, sim! descansar... e celebrar mais uma amizade na casa de Luiz Carlos (Palhaço Romeu).


Na quarta (dia 8), fizemos uma vivência artística no Parque Halfeld. Novos personagens e situações foram surgindo...







À tarde, aconteceu um encontro reflexivo na Praça Antônio Carlos, com avaliação e planejamento das ações da Caravana.


Na quinta (dia 9), voltamos ao Parque Halfeld, onde pulamos corda, fizemos vivências de malabares  e intercâmbio musical com Luiz Carlos.








Na sexta (dia 10), fizemos uma intervenção itinerante pelas ruas do centro, com a missão de encontrar adereços e figurinos para os(as) palhaços(as). Achamos tudo em bazares beneficentes. As compras ficaram dentro do orçamento previsto e ainda contribuíram para causas sociais. Que elegância! E ainda ganhamos uma mala de presente.


 



À tarde, mais uma reunião para planejar as visitas do dia seguinte. Zildo Flores contribuiu orientando um bate papo sobre o movimento de palhaços em hospitais e projetos sociais.

No sábado (dia 11), fizemos uma intervenção artística no espaço e nas ruas do entorno do Grupo Espírita "Seareiros de Cristo" (b. São Pedro), a convite de Poliana Ferreira.








 

À tarde, visitamos o hospital Santa Casa (SUS), a convite de Luiz Carlos.



As ações da Caravana continuam!
No domingo (dia 12), iremos a Santos Dumont. Na segunda e na terça (dias 13 e 14), estaremos em Lima Duarte. Encontros e vivências de teatro de rua, arte de palhaços, rede comunitária de cultura... Acesse a agenda no site www.teatroterceiramargem.art.br ou ligue para (31) 9997-6912. Atividades gratuitas. Participe! 

Agradecemos aos artistas e participantes da Caravana em JF e aos colaboradores que registraram as imagens: Antonio Celestino, Alessandra Rizza, Ana Amélia Arantes, Ana Julia Toledo, Bianca Leite, Cosme Pataxó, Cristian Lacerda, Cristiano Pena, Davidson Lopes, Déborah Lisboa, Demetrius Lopes, Dolor Pereira, Domingos Netto, Estephania Lopes, Guilherme Gravina, Gustavo Neri, Júlia Guerra, Júnia Bessa, Júlia Soldati, Lais de Oliveira, Laura Daibert, Larisse Vidal, Liliane Vidal, Ludmila Bandeira, Luiz Carlos, Natan Santos, Poliana Ferreira, Polyana Ribeiro, Rafael Bertolaccini, Raphaela Eiras, Sandra Stevanovik, Tio Geraldo, Thais Oliveira, Valdir Alves, Willie Broriel e Zildo Flores. Agradecemos também a equipe do Hotel Robleville.

Leia e assista esta matéria sobre uma das intervenções realizadas pela Caravana:

E a Caravana segue para Santos Dumont e Lima Duarte!

No domingo (dia 12), realizamos na praça pública central de Santos Dumont, MG uma vivência artística com malabares, orientada por Laís de Oliveira e Thais Oliveira. 




Logo depois, fizemos uma roda de conversa orientada por Cristiano Pena. Nesse dia, encontramos com participantes de projeto promovido pela Associação Teatro Terceira Margem durante o ano de 2011 e também crianças e transeuntes presentes no local.



No dia seguinte, fomos para Lima Duarte, MG. O convite para esta ação veio de Carlos Henrique de Paula e Cíntia Gabes, casal de artistas que conhecemos durante as ações da Caravana realizadas no Parque Halfeld e que ofereceram sua casa para hospedar nossa equipe. 


Na segunda (dia 12), fizemos um intercâmbio artístico com integrantes da Companhia de Dança "Garotas Country Show", animada pelo casal de artistas.



À noite, aconteceu na sede do grupo uma apresentação de cenas de música, arte de palhaços, magia e dança - interpretadas por integrantes da Caravana e da Cia de Dança e contando com a participação de parentes, amigos, familiares e a comunidade em geral - como respeitável público.











Na terça (dia 13), fizemos uma intervenção artística-musical 
circulando pelas ruas da cidade. 






 

Agradecemos aos artistas, participantes e colaboradores que registraram as imagens: Anna Paula Ribeiro Lopes, Carlos Alexandre Campos, Carlos Eduardo, Carlos Henrique de Paula Pereira, Cíntia Gabés, Cristiano Pena, Isadora Ribeiro, Laís de Oliveira, João Pedro Bráz, Júnia Bessa, Pedro Henrique de Moraes, Thais Oliveira, Zildo Flores e integrantes da Companhia de Dança "Garotas Country Show".

Até breve!


Veja mais fotos clicando aqui.
Informações: (31) 3462-8907 ou (31) 9997-6912.
Acompanhe nossa agenda de viagens aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário