6 de maio de 2013

Caravana de Artesania em Montes Claros e região (3.º ano)

Em maio, visitamos o Vale do Jequitinhonha e o norte de Minas, mais especificamente as cidades de: Carbonita, Montes Claros e Bocaiuva.

Chegamos em Carbonita no dia 3/05 (sexta). O convite surgiu pela rede virtual dos Pontos de Cultura de Minas Gerais, através do Sérgio, integrante do Ponto de Cultura Semente do Vale e também Secretário do Cultura de Carbonita. Conhecemos o espaço e a equipe do Ponto e, à noite, iniciamos a Oficina Vivência de Circo, em parceria com a programação 16.º CarboArte.

O primeiro encontro aconteceu no Centro Cultural Helena Leite com a participação de estudantes, assistentes sociais, arte educadores e pessoas interessadas. Fizemos um ensaio aberto da "Casa Bem Assombrada", concluindo com um baile coletivo.

Depois, aquecemos o corpo, cada um se apresentou, conversamos sobre circo teatro de rua e arte em Carbonita e combinamos alguns detalhes para o dia seguinte.

No dia 4/05 (sábado), fizemos o aquecimento corporal e ensaio aberto de um cortejo cênico-musical, passando pela feira que estava em pleno movimento.

De tarde, fizemos uma intervenção cênica-musical pelas ruas da cidade.
Saímos do Centro Cultural...

... passamos novamente pela feira...

... descemos morros...

... e chegamos na praça central.

Após uma breve pausa para o descanso, fizemos um ensaio aberto da Casa Bem Assombrada para o público que estava presente.

No dia 5/05 (domingo), encontramos no Centro Cultural para preparar figurinos e maquiagens e fazer o aquecimento corporal. Descemos para o local reservado para a apresentação (em frente ao palco) mas, para sair do sol forte, acabamos descobrindo um espaço aconchegante e inusitado para o acontecimento teatral: a rodoviária! Após preparar o ambiente, apresentamos "Uma Casa Bem Assombrada", envolvendo os participantes da oficina e abrangendo pessoas de todas as idades e realidades sociais.

No dia 6/05 (segunda), fizemos uma roda de conversa no espaço do CRAS (ação social).
A conversa foi animada!

Falamos sobre como a importância da cultura para nos tornarmos humanos, a beleza e a profundidade da cultura popular e regional, as questões que fazem parte da realidade atual (internet, funk, sexualidade, drogas), o respeito à diversidade cultural, o estímulo para ampliar as referências culturais, a autonomia da sociedade civil e a necessidade de apoio do poder público, entre outras questões.

Os participantes compartilharam vários materiais, como músicas, causos,
peças de teatro, fotos e treinamento de malabares.

Anotamos os emails e facebook para manter contato com os participantes.
Foi uma ótima experiência atuar em Carbonita. E que venham mais encontros e trocas!

E então partimos para Montes Claros.
No dia 7/05 (terça), fizemos treinamento circense com malabares na praça da Matriz. Algumas pessoas que passavam pela rua se interessaram pelo trabalho e logo ficamos sabendo que a praça é ponto de encontro de Josias e jovens interessados no circo.

No dia 8/05 (quarta), apresentamos de manhã e de tarde na Escola Estadual Zinha Prates.
A escola foi uma indicação do colega Aroldo Pereira, integrante do Ponto de Cultura Cine Poesia. Apresentamos números de música, palhaçaria, magia, malabares, acrobacia e poesia. As crianças gostaram e os adultos também!

Então, fomos convidados pela supervisora educacional da escola, Dalva,
para encontrar com uma turma de alunos de teatro e de ed. física da Unimontes
que está trabalhando o tema"circo" em suas aulas de estágio através do programa PIBID. Tivemos um momento de troca de experiências sobre cultura, relações humanas, socialização, didática, papel da arte na escola e outros assuntos.

No dia 9/05 (quinta), fizemos treinamento de manhã na Praça da Matriz.
Aquecemos o corpo, experimentamos acrobacias e malabares. O envolvimento foi se dando aos poucos até que o treinamento ganhou vários participantes.

No final da tarde, apresentamos na praça Dr. Carlos.

E seguimos para Bocaiuva.
No dia 10/05, fizemos um treinamento circense na praça central,
com aquecimento, bases de acrobacia e experimentação de malabares.

No dia 11/05 (sábado), visitamos de manhã o Mercado Municipal.
O público da feira apreciou o acontecimento inusitado!

Depois de tanta bobagem... uma pausa para descansar ao pé do "pé de palhaços"!

De tarde, encontramos com artistas, educadores, crianças e jovens interessados em vivenciar a arte circense. Fizemos aquecimento, bases de capoeira, improvisação corporal (que se transformou numa bela dança coletiva) e experimentação de malabares.

O colega Hermes, que veio de Montes Claros especialmente para esta atividade, compartilhou com a gente a técnica de transformar balões em animais, flores, etc.

No dia 12/05 (domingo), comemoramos o Dia das Mães com arte e solidariedade! Combinamos de maquiar na praça do hospital e sabe quem encontramos? Um grupo de voluntários que fazem visitas semanais no hospital, como palhaços!

Arrumamos junto, trocamos experiências e cada um seguiu sua missão do dia. Enquanto eles visitaram o hospital, nós seguimos para o Abrigo infantil de Bocaiuva. O cortejo cênico-musical contou com violão e kazoos, além dos tradicionais instrumentos de percussão, escaleta e lira.  Ficou bonito!

As crianças gostaram e os vizinhos também! Vários apareceram nas janelas e alguns até saíram de casa para acompanhar a intervenção de perto. Depois das despedidas, voltamos para a praça interagindo com as pessoas e... ganhamos uma carona providencial para o asilo. A turma era grande a a carona veio na hora certa!

Chegamos no Asilo São Vicente de Paula na hora do almoço, hum!... hora boa. Passamos rapidamente pelo refeitório e pelos quartos, com nossa banda peculiar de palhaços e seguimos o caminho, afinal, com comida não dá pra chamar muita atenção. Nossa próxima parada foi a casa de uma mãe muito querida.

Em homenagem a todas as mães, cantamos para Dona Santinha, mãe da Claudinha, atriz e musicista de Bocaiuva. Foi uma festa! Com direito a requeijão (ganhado na hora por uma vendedora que estava passando!) e café preparado com carinho pela Dona Santinha.

No caminho de volta para ao carro, as crianças do bairro foram nos acompanhando.
Claudinha puxou algumas músicas da cultura popular e cantamos junto. Achamos uma menina com uma saia igualzinha a da Biju! No caminho (quanta história nos cortejos!) cantamos parabéns para menina que estava fazendo aniversário. Que beleza!

E essas foram nossas histórias pelo vale do Jequitinhonha e norte de Minas...

Agradecemos a todos os participantes, a Prefeitura Municipal de Carbonita/Secretaria Municipal de Cultura, aos apoiadores e colaboradores que registraram as imagens. Participaram desta viagem os artistas: Cícero Silva, Cristiano Pena, Júnia Bessa, Poliana Reis, Rosana Costa e Thiago Dornellas.

1. Uma caravana carregada de alegria, cultura, e principalmente partilha. Que deixa por onde passa a certeza de que vale a arte realmente, sempre, vale a pena.