31 de agosto de 2015

Artesania Nômade: ações em agosto


Em agosto, o projeto Artesania Nômade promoveu oficinas, encontros, intercâmbios e apresentações na cidade de Quartel Geral.  Também realizou uma visita cênica a Dores do Indaiá e apoiou uma apresentação em Abaeté.


Saiba mais através do relato abaixo:



Quartel Geral

De 10 a 23 de agosto, aconteceram as oficinas de sensibilização e de aprofundamento nas artes cênicas, destinadas ao QG da Alegria e pessoas interessadas. As oficinas foram o fio condutor das atividades promovidas na cidade.



As Oficinas abordoram pricípios e técnicas das artes cênicas, através de exercícios, jogos e dinâmicas teatrais. Foi feita uma assessoria ao grupo QG da Alegria, através de conversas e retornos sobre as atividades do grupo. 






A história do teatro foi contada, de forma resumida, através de vídeos do Telecurso Ensino Médio e rodas de conversa sobre o tema.






O encontro da Rede Comunitária de Cultura envolveu familiares dos participantes das oficinas e apoiadores dos projetos Artesania Nômade e Sapere Aude. Eles puderam acompanhar os ensaios do grupo e dar retorno sobre as atividades.





A oficina recebeu uma visita da atriz italiana Margheritta di Marco, que compartilhou com os participantes informações sobre a commedia dell´arte, músicas de outros países (abaixo a letra de uma delas) e a dança italiana tarantella.








"Singhen ghen ghen
Neghembe tandasso'
Singhen ghen ghen
Neghembe tandasso'

Neghembe tandasso'

Neghembe tandasso'
Neghembe tandasso'
Neghembe tandasso'

Uh uh Mababa' gudala babe Tandessa'

Uh uh Mababa' gudala babe Tandessa'



Babe tandessa'

Babe tandessa'
Babe tandessa' 
Babe tandessa'"


música africana para atrir espíritos bons e afastar os maus




No dia 15 (sábado), aconteceram apresentações com Cia Gêmea, Cia Faminta, Pano de Roda, QG da Alegria e convidados na Praça da Matriz. A ação dialogou com a iniciativa Cultura na Praça (2.ª edição) e Sapere Aude.



Primeiro, houve um cortejo com participação da fanfarra da cidade.




A Cia Gêmea, de Confins, apresentou o espetáculo "A Alegria do Circo".







A associação Pano de Roda (antes Teatro Terceira Margem) fez a recepção do público e apreentação dos espetáculos. O QG da Alegria apresentou exercícios e cenas criadas durante oficina com Leonardo do Maria Cutia, com assessoria do Pano de Roda.


Jogo "Branco e Augusto"

Jogo "Quem é o chefe?"


Jogo de improvisação (situação: programa de entrevista em TV)



Jogo de Improvisação: da dança à cena







A Cia Faminta, de Belo Horizonte, em parceria com o Aleliê Titetê, apresentou o espetáculo "A Flauta que você me faz". 











A exposição fotográfica "Artesania Nômade" foi instalada no local, dando acesso ao público a fotos de projetos culturais realizados na região centro oeste desde 2011.




No dia dia 16 (dom), houve a reunião com articuladores locais do Artesania Nômade a assessoria ao projeto Sapere Aude.






O processo criativo foi sendo despertado a partir da construção de figuras cênicas.







Ao final da oficina, foi apresentado o roteiro "Fio da Vida", com textos criados pelos próprios participantes, falando sobre as fases da infância, adolescência e maturidade (idade adulta). 
agradecimento fotógrafos.





Visita a Dores do Indaiá

Os participantes puderam conhecer uma das técnicas do Teatro do Oprimido - o Teatro Fórum - técnica criada por Augusto Boal. Esta diâmica foi experimentada em Dores do Indaiá.

Foi feita uma visita ao espaço Balaio das Artes, em Dores do Indaiá, coordenado por Mara Barroso/Grupo Sapere Arte. Neste dia, o espaço foi instalada uma faixa na entrada com o nome do espaço. Em seguida, houve intercâmbio entre os grupos QG da Alegria e Sapere Arte. 


Abaeté

Foi feita uma apresentação da Cia O Salto (de João Monlevade) na praça da prefeitura, através da cultura do chapéu (contribuições espontâneas do público ao final da apresentação).


Martinho Campos

Foi realizada em Martinho Campos uma complementação da Oficina Montagem de maio. Com orientação do Circo Aloma, a oficina foi destinada aos participantes do grupo Sorriso Feliz e abordou técnicas circenses. 





Agradecemos aos fotógrafos que registraram estes momentos: Sueli Santos e Talisson Kilmer (Colherada Mineira), Deth da gráfica, Mara Barroso e colaboradores.

- xxx - 

Balanço
Cidades beneficiadas: Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Quartel Geral
Número de oficinas: 3 oficinas, 1 encontro teorico, 1 encontro rede comunitária, 1 reunião coletiva de produção com 1 assessoria a projeto local, 1 exposição fotográfica e 5 exibições de vídeo
Número de apresentações: 2 espetáculos e 3 apresentações
Número de pessoas: 44 participantes e 370 espectadores

Ação em diálogo com o Projeto Artesania Nômade - Ano I 
CA 0050/001/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário