5 de novembro de 2012

Caravana de Artesania em Governador Valadares (2.º ano)

De 27/10 a 03/11, estivemos na área rural próxima a Governador Valadares. O local visitado foi o assentamento "Oziel Alves Pereira" conquistado através da mobilização do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

 A Caravana contribuiu com o Encontro Coletivo da Juventude. Estiveram presentes jovens e adolescentes do próprio assentamento e também dos assentamentos "1.º de junho" (da cidade de Tumiritinga)  e "Ulisses de Oliveira" (da cidade de Jampruca), além de crianças e adultos. No total, passaram pelas vivências em torno de 50 pessoas.



Orientamos vivências de teatro de rua, circo (malabares), brincadeiras e reflexões. A maioria dos participantes disse não ter muito conhecimento/prática de teatro. Mas vimos também que a cultura, está presente em muitas ações do movimento, como as místicas, a brigada e as ações com as crianças (chamadas Sem Terrinha).


Chegamos no sábado (dia 27/10). Tivemos uma reunião com as articuladoras Edilene (Cenourinha) e Carol que foi esclarecedora. Combinamos de fazer uma mobilização na comunidade para convidar os moradores para as atividades. No domingo, reunimos os jovens da comunidade e fizemos um cortejo cênico-musical pelas ruas da comunidade.





Na segunda, a primeira atividade  foi organizar os grupos de trabalho (chamados "núcleos de base") para cuidar das tarefas coletivas: lavar banheiro, varrer, ajudar na alimentação...  Logo depois, iniciamos os trabalhos cênicos: aquecimento, resistência, alongamento, sensibilização corporal-vocal e integração grupal.



De tarde, após o almoço, reflexões sobre culturas, redes comunitárias, grupos de estudos...


... e experimentação de malabares.


 Na terça e quarta, a mesma dinâmica foi repetida, 
sendo incluída uma apreciação de livros sobre arte e cultura.




Na quinta, iniciamos o processo criativo.


No final da tarde, preparamos o ambiente, as músicas e roteiro da apresentação e 
fizemos um cortejo pelas ruas da comunidade... Levamos uma caixa amplificado com ótimas músicas e o microfone para fazer o convite aos moradores. Também teve perna de pau, palhaço, encenação coletiva e improvisações. Foi um sucesso!




De noite, comemoramos que grande parte da comunidade compareceu à apresentação! 
O roteiro apresentado incluiu cenas de palhaço, malabares, teatro de rua e poesias.
Ao final, músicas de forró para todos dançarem, caldo quente e exposição de fotos do processo da oficina. Foi uma ótima noite!




Na sexta de manhã, fizemos uma roda de avaliação com os participantes. Ao final, foi preparada uma Mística de despedida, onde os participantes aplicaram na cena criada os conceitos e princípios da oficina.

 

 

Aproveitamos a viagem para encontrar com os artistas participantes da Caravana de Governador Valadares no ano passado: Edy Malabares, Amanda e Tiago (Coletivo Território do Avesso). 

Na viagem de volta, passamos em Bela Vista de Minas para encontrar com participantes da oficina de teatro realizada no mês passado.



Agradecemos a equipe de articuladores do MST da região de Governador Valadares: 
Carol, Edilene Cenourinha, Martinha, Adilson, as(os) colegas das artes cênicas Laís de Oliveira, Thais Oliveira, Poliana Ferreira, Júnia Bessa e Cristiano Pena e a equipe de apoio da alimentação: Maria, Odair e Edite.


Para participar destas ações, entre em contato conosco:
(31) 3462-8907 ou (31) 9997-6912

Caravana de Artesania é um Ponto de Cultura itinerante.