13 de novembro de 2012

Teatro de Artesania: Bela Vista de Minas - encontro de retorno



Nos dias 10 e 11 de novembro (sábado e domingo), encontramos com participantes e colegas de Bela Vista de Minas e João Monlevade para um bate papo sobre a continuidade/formação de grupo de estudos sobre artes cênicas. 


primeiro encontro aconteceu no sábado de manhã, no Centro Comunitário de Bela Vista de Minas. Vários participantes estiveram presentes e novas pessoas apareceram.  Iniciamos com vivências cênicas embaladas por músicas da Caixa Autônoma (uma caixa de som sem fio, ótima para artistas de rua). Depois conversamos sobre as novidades que aconteceram e como superar os desafios para se encontrar e fazer teatro juntos. Os colegas Markus Camara e Niel Flávio, da Cia O Salto de João Monlevade, estiveram presentes e contribuíram com as reflexões.


No segundo dia, encontramos novamente no Centro Comunitário. 
Conversamos, aquecemos o corpo e estimulamos a sensibilidade. 




Reunimos em 4 grupos e criamos cenas sem fala. A vontade era ir para as ruas, mas como estava chovendo ficamos dentro da sala. Algumas pessoas que estavam passando na rua se aproximaram e, para nossa surpresa e alegria, assistiram tudo até o fim. Viva o encanto do teatro! Viva a magia do circo e da dança!



Conversamos sobre os acontecimentos e combinamos de fazer outro encontro, 
desta vez a ser orientado por colegas da Cia O Salto.


À tarde, conversamos com os colegas da Cia O Salto e Cia Infinito (Markus, Niel e Andreia), todos integrantes da Acordar: rede/movimento/coletivo de artistas de João Monlevade e região. Trocamos informações sobre o fazer artístico no interior de Minas, refletindo sobre desafios burocráticos, econômicos, políticos, sociais e outros mais.

Seguimos em frente,
mais conscientes e animados.

Caravana de Artesania é um Ponto de Cultura itinerante.