No dia 13 de junho, recebemos a equipe do Ministério da Cultura (MinC), da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura - Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O motivo foi uma vistoria, avisada previamente e oficialmente. Preparamos os documentos conforme o ofício recebido e ficamos aguardando a equipe, que veio de Brasília. Os integrantes da equipe do MinC foram: Kênia Souza, Ângelo Lima e Amanda Cançado. Eles foram recebidos pelos integrantes do Teatro Terceira Margem: Cristiano Pena, Júnia Bessa, Simone Belotti e Poliana Reis.
Assim que chegaram, explicaram que a visita técnica tinha como objetivo orientar os proponentes acerca da prestação de contas e da utilização do salicweb, além de conhecer o trabalho que está sendo realizado.
Através de fotos e depoimentos dos participantes, falamos sobre as ações dos projetos Teatro de Artesania e Artesania Nômade. Esses são os dois projetos que estamos realizando atualmente através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (MinC/Governo do Brasil) com o patrocínio da ArcelorMittal e apoios das Prefeituras Municipais e da Fundação ArcelorMittal Brasil.
Foram tantas viagens, tantas pessoas, tantos acontecimentos...
Foram tantas viagens, tantas pessoas, tantos acontecimentos...
Lembramos da viagem para Piracicaba, SP, as trocas com o Grupo Off-Sina e
a novidade do teatro de rua por lá...
a novidade do teatro de rua por lá...
Falamos sobre as apresentações da "Casa Bem Assombrada" em escolas, a parceria com grupos de teatro, Circo Olímpico e a oficina em Cariacica, ES...
O diálogo com escolas e com a Cia O Salto, além da oficina, em João Monlevade, MG...
O encontro com crianças e jovens de Bela Vista de Minas, MG...
O encontro com artistas, estudantes de circo e teatro, em Feira de Santana, BA...
O encontro com o grupo de Teatro do Oprimido em Itatiaiuçu, MG...
O encontro com o grupo de estudos Sapere Arte em Dores do Indaiá, MG...
E a oficina Arte de Palhaços, viagem mais recente, em Abaeté, MG.
As fotos de Santos Dumont e das outras cidades foram entregues num CD,
juntamente com todos os documentos solicitados.
Passamos então aos assuntos mais técnicos. Falamos sobre nossa organização financeira, apresentamos as notas fiscais e formulários preenchidos, mostramos os banners e materiais de divulgação do projeto. Falamos sobre os oficios trocados através do salicweb (meio de comunicação oficial entre o proponente e o Ministério da Cultura) e pudemos esclarecer pessoalmente a questão de "mudança de cidade" no caso do projeto Artesania Nômade.
A equipe do MinC nos atendeu com clareza e boa vontade, explicando o preenchimento de formulários, lembrando das leis que regem o assunto, anotando sugestões para desenvolver o salicweb e se dispondo a responder outras questões que surgiram ao longo da conversa.
Foi uma ótima oportunidade de mostrar nosso trabalho, de poder contribuir para o desenvolvimento da gestão pública na área da cultura e de conhecer também um pouco mais sobre o funcionamento do Ministério da Cultura. Uma ação pública, necessária e positiva!
---
Os projetos Teatro de Artesania e Artesania Nômade estão sendo realizados com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Fundação ArcelorMittal e das prefeituras municipais das cidades contempladas: Piracicaba, Cariacica, João Monlevade, Bela Vista de Minas, Feira de Santana, Itatiaiuçu, Dores do Indaiá, Abaeté e Santos Dumont. Realização: Teatro Terceira Margem e Ministério da Cultura - Governo do Brasil.
Ao ler esse registro no Blogger - sobre a vistoria - fiquei muito feliz!!! São tantos trabalhos, tudo feito com muito cuidado, carinho, engajamento e comprometimento com a arte, com o público, com os patrocinadores, apoiadores, incentivadores, participantes e também com as questões documentárias.
ResponderExcluirParabéns a todos!!!! "Vamo que vamo"!!!!